Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia São Luiz Gonzaga celebra a solenidade de Corpus Christi

17/06/2022

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou na quinta-feira (16/06), a Solenidade de Corpus Christi, marcando o retorno dos fiéis na confecção dos tradicionais tapetes e procissão pelas ruas da cidade.

As celebrações aconteceram em Marema e Lajeado Grande, às 9h. Em Xaxim, durante a manhã, o povo de Deus se reuniu para a confecção dos tapetes. Pastorais, movimentos se organizaram para a produção dos tapetes iniciando em frente à Igreja Matriz.

Com transmissão pelas redes sociais da Paróquia, Facebook e YouTube, a Santa Missa teve início às 15h. A solenidade foi presidida por Frei Gilson Kammer e concelebrada por Frei Jacir Zolet.

A celebração de Corpus Christi ou Corpo de Cristo está no calendário da igreja católica desde 1264, quando foi oficialmente definida a data, pelo então Papa Urbano IV, Corpus Christi tem por um dos mais importantes princípios do catolicismo, o sacramento da Eucaristia, que relembra a morte e ressureição de Jesus Cristo.

Eucaristia é uma referência à Última Ceia, realizada durante a Semana Santa. Na data tradicionalmente os fiéis se reúnem para confeccionar tapetes pelas ruas e acompanham a procissão que segue o Santíssimo Sacramento, carregado pelo sacerdote sobre os tapetes.

Frei Gilson, em sua homilia saudou a todos que acompanhavam pelas redes sociais e aos que estavam presentes na igreja. “Agradeço a todos que estão presentes e aos que nos acompanham pelas redes sociais da Paróquia. A solenidade de hoje nos liga à quinta-feira Santa. A esse grande mistério pascal que durante 60 dias estamos celebrando. E a liturgia da Palavra de hoje nos coloca, sobretudo, à maneira como as pessoas desde o Antigo Testamento se põem diante de Deus”.

Conforme o frade, apresentamos frutos a Deus. Frutos de trabalho, de fé, de dignidade. “Apresentamos a Deus os frutos do nosso trabalho. São os frutos e a dignidade desse trabalho que hoje, aqui, juntos, louvamos e agradecemos a Deus. É o trabalho, o suor de todos nós que nos traz a dignidade de seres humanos, filhos e filhas de Deus. Mas também precisamos rezar pelos tantos que não tem trabalho, um emprego, que se dedicam e correm atrás dos seus frutos”, disse Frei Gilson.

Para o sacerdote, a solenidade de Corpus Christi é uma das formas de apresentarmos esse fruto, agradecimento e o trabalho, a união, a fé, oração e bênção. O trabalho se representa na confecção dos tapetes durante a manhã, e no agradecimento a Deus. “A eucaristia está presente no nosso coração agradecido. Ela se mostra especialmente depois na nossa procissão. Os tapetes que as crianças, jovens, idosos, que todos nós fizemos na parte da manhã, representam nosso agradecimento. No evangelho de hoje, Cristo multiplicou cinco pães e dois peixes para alimentar uma multidão, e essa simplicidade que devemos ter em nossas vidas”.

O pároco, lembrou dos escritos deixados por São Francisco de Assis, em qual deixa um pedido para os frades sacerdotes. “São Francisco de Assis nos deixou alguns inscritos, e um deles é dedicado aos frades sacerdotes para que pudessem todos juntos celebrar uma única Missa. Todos aqueles que moravam na mesma casa tinham o costume de cada um celebrar sua missa, mas São Francisco pediu para que celebrassem uma única, para mostrar que dessa maneira a eucaristia acontece na nossa comunidade, ela acontece na nossa fraternidade. Por isso, hoje, seguindo o pedido que ele nos deixa, nós queremos como comunidade celebrar a eucaristia, porque é ela que nos congrega como irmãos e irmãs”, afirma o Frei.

No corredor centrar da igreja iniciou a procissão com o Santíssimo Sacramento. A procissão seguiu pelas ruas principais da cidade em torno da igreja, onde os tapetes foram confeccionados. O povo de Deus pode acompanhar o trajeto junto com os Freis e ministros que se encerrou em frente à Matriz com oração e adoração ao Santíssimo.


Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga de Xaxim