Paróquia Santa Clara realiza estudo bíblico da Carta aos Romanos em preparação ao mês da Bíblia
28/08/2025

A Paróquia Santa Clara de Assis, em Duque de Caxias (RJ), promoveu entre os dias 25, 26 e 27 de agosto de 2025 o Estudo Bíblico da Carta aos Romanos. O encontro aconteceu na Comunidade Jesus Crucificado, no bairro Imbariê, e reuniu dezenas de fiéis das diversas comunidades paroquiais.
O curso teve início com um momento de confraternização e partilha do lanche. Em seguida, Frei Fábio José Gomes, animador dos Círculos Bíblicos Paroquial conduziu a oração e a leitura de Romanos 12, pedindo a luz do Espírito Santo para os participantes. Ainda em tom de acolhida, Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, nosso pároco, motivou a todos os presentes sobre a importância do estudo da Palavra e destacou a importância de vivenciar a fé de forma prática no cotidiano.
Durante os três dias, foram trabalhados aspectos centrais da carta escrita por São Paulo por volta do ano 57 d.C. aos cristãos de Roma. O estudo abordou sua introdução, tradição e saudações finais, além de seus principais temas: a justificação pela fé, a universalidade do pecado, a salvação em Cristo, a relação entre judeus e gentios e a ética cristã. A Carta aos Romanos é considerada a carta teológica mais importante de Paulo, reunindo o essencial de sua pregação missionária e mantendo grande atualidade para a Igreja de hoje.
Também foi lembrado que, ao longo da história, a Igreja sempre incentivou a leitura e o estudo bíblico. Em 1971, por exemplo, São Jerônimo foi especialmente recordado pela sua tradução da Bíblia, reforçando a importância do acesso direto às Escrituras. Já em 2021, a Carta aos Gálatas foi tema de estudo em todo o Brasil. Em 2025, a Carta aos Romanos foi escolhida como referência, convidando os fiéis a aprofundarem sua fé a partir do texto paulino.
O encontro de cada dia reservava momentos únicos que iam enriquecendo a dinâmica de conhecimento assíduo da Carta aos Romanos: ao longo dos dias foram formados grupos de rodas, encenações, partilhas e fraternidade.
Para os participantes, o estudo bíblico foi mais do que um momento de formação: tratou-se de um espaço de oração, partilha comunitária e aprofundamento da fé. As reflexões mostraram que a mensagem de Paulo continua atual ao recordar que todos necessitam da graça e que a salvação é dom gratuito de Deus para todos os que acreditam em Jesus Cristo.
Ao final do encontro, a Paróquia Santa Clara de Assis destacou a importância de iniciativas como esta, que ajudam a comunidade a crescer no conhecimento da Palavra e a fortalecer sua identidade de Igreja missionária.
Texto: Frei Franklin Matheus da Costa/ Fotos: Caroline Martins








