Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Imbariê celebra a Dedicação do Altar da Comunidade Jesus Crucificado

16/06/2025

Notícias

“Os filhos e filhas da Igreja podem, segundo as circunstâncias, celebrar em qualquer lugar o memorial do Cristo e participar da mesa do Senhor. Mas convém ao mistério eucarístico que os fiéis ergam um altar estável para a celebração da Ceia do Senhor, o que se fez desde os tempos antigos.” (Introdução do Ritual da Dedicação de um Altar do Pontifical Romano, n. 4)

O Ritual da Dedicação de um Altar é uma celebração litúrgica solene da Igreja Católica que consagra definitivamente um altar ao culto divino, especialmente para a celebração da Eucaristia. Este rito faz parte do Pontifical Romano, livro litúrgico reservado às ações litúrgicas que envolvem o ministério do bispo.

Na noite de sábado, 14 de junho, a comunidade Jesus Crucificado, da Paróquia Santa Clara de Assis, em Imbariê, Duque de Caxias (RJ), se reuniu juntamente com o pastor desta Igreja Particular, Dom Tarcísio Nascentes, para celebrar a Dedicação do Altar desta comunidade de fé.

A Dedicação de um Altar tem um profundo significado religioso, marcando a consagração do local para o culto divino e a celebração dos mistérios da fé, especialmente a Eucaristia. O altar se torna um sinal sacramental, um ponto de encontro entre o céu e a terra, onde Cristo se torna presente de forma real e viva.

Em sua reflexão, Dom Tarcísio destacou a importância desta celebração com todos os seus momentos. “Celebrar essa Eucaristia é um ato de forte expressão de nossa fé, pois somos nós os altares vivos, os altares espirituais que, juntamente com este altar, celebramos a memória viva do Mistério Pascal de Cristo, que no altar da Cruz e da Eucaristia se deu em sacrifício Vivo e Santo”, destacou o Bispo Diocesano.

Após a homilia, conforme o ritual para dedicação de um altar indicava, rezou-se o Símbolo dos Apóstolos (Creio). Em seguida, cantou-se a Ladainha de Todos os Santos. Frei Jean Carlos Ajluni Oliveira, pároco desta paróquia, fez um breve relato da relíquia do Beato Gabriel Allegra, franciscano que, com forte devoção à Eucaristia e à Virgem Maria, dedicou sua vida à oração e ao estudo da Sagrada Escritura. Esta relíquia foi colocada neste altar e, em seguida, o Bispo Diocesano fez a Prece de Dedicação.

Em um dos atos mais expressivos desta celebração, Dom Tarcísio, derramando o Óleo do Crisma no altar, ungiu-o dizendo:
“O Senhor santifique com sua força este altar que vamos ungir, para que expresse, por sinal visível, o mistério de Cristo, que se ofereceu ao Pai para a vida do mundo.”

Do mesmo modo, ao colocar o incenso sobre os braseiros flamejantes, proclamou:
“Suba nossa oração, Senhor, qual incenso diante de vossa face. Assim como esta casa suavemente perfumada, também a vossa Igreja faça sentir a fragrância de Cristo.”

Por fim, realizou-se o rito de revestimento e iluminação.

Que, ao celebrar este mistério, possamos ser altares vivos e eficazes na vida de nossos irmãos, celebrando a Eucaristia, a partilha do pão, do amor e da fraternidade com e aos irmãos.


Frei Franklin Matheus