Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Santa Clara de Assis promove luau e caminhada ecológica

18/07/2022

Notícias

Nos dias 16 e 17 de julho, a Paróquia Santa Clara, em Colatina, organizou dois momentos importantes e que muito configura o povo à simplicidade do carisma franciscano. No dia 16, sábado à noite, a Comunidade Santa Teresinha, no Bairro Bela Vista, acolheu alguns jovens para um momento de espiritualidade e de entretenimento, um luau com temática “Eu Sou a Luz do Mundo”, baseada no Evangelho de João 8, 12. Com momentos de evangelização, de diversão e muita alegria, de músicas e escuta atenta aos momentos fortes da espiritualidade, de um jeito leve e descontraído, o trabalho com os jovens, aos poucos, começa a ganhar força novamente, após dois anos de completa estagnação com as atividades voltadas a eles.

Outro grande momento foi a Caminhada Ecológica, promovida pela Pastoral da Ecologia paroquial. Esse momento, iniciado no domingo de manhãzinha, contou com a participação de comunidades de outras paróquias da Diocese. A caminhada, em forma de circuito, em meio à natureza exuberante e cenários que mais pareciam ter sido tirados de filmes, tamanha beleza, contou com cerca de trinta pessoas. O percurso durou em torno de quatro horas e meia, por treze quilômetros, com paradas para descanso, café da manhã, mas também uma experiência para entranhar e perceber o que o Pobrezinho de Assis vivia e nos ensina a cada momento, que é a reverência e o cuidado à criação, louvando com ela, o Criador.

As duas experiências, voltadas a uma intimidade com Deus, trouxe a cada um de nós uma tranquilidade e paz de espírito muito intensas e um desejo de que isso perdure e se fortaleça cada vez mais nestes tempos que vivemos. Em meio ao caos e a violência, os pequenos gestos de que Deus se faz presente e está, não acima de todos, mas no meio de nós, oferece à comunidade em que vivemos e aos jovens, a oportunidade de se abrir ao simples, a perceber Deus nas pequenas coisas e a compreenderem que Ele fala em cada um de nós com a voz que sabemos ouvir e do jeito que sabemos ser.

Na simplicidade desse gesto, seja na caminhada em meio à natureza ou mesmo um momento de encontro para cantar e ouvir a Palavra que se fez Presença no meio de nós, muitos corações, através de mensagens de agradecimento, sentiram-se agraciados e agradecidos, ansiosos por mais. O desejo de todos é que tudo isso seja estruturado cada vez mais, para atrair e acolher a nossa juventude, mas também a todas as comunidades de nossa Paróquia, bebendo do carisma de Francisco e aprendendo dele o louvor a Deus, nos gestos mais simples e de todo o coração.

O que foi perceptível em cada pessoa era o desejo marcante que inspirou Francisco de Assis; conhecendo a vontade de Deus para cada um, o que “ouvimos” nos olhares e sorrisos deles foi a marcante profissão de fé de Francisco: “É isso que eu quero, é isso que eu procuro, é isso que eu desejo de todo o meu coração! “. Paz e Bem!


Frei Josielio da Silva Oliveira