Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia Porciúncula de Sant’Ana tem intérprete de Libras nas Missas

09/04/2021

Notícias

A Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, em Niterói(RJ), celebra o início da interpretação de Libras em suas Missas on-line. A necessidade de isolamento com a pandemia, impossibilitou a presença de muitos fiéis nas celebrações. Diante da grande participação da comunidade surda e a importância da acessibilidade, a partir deste domingo, 11 de abril, na transmissão da Missa das 11h, terá uma janela de interpretação em Libras.

A Pastoral do Surdo da Porciúncula, que comemora seus 20 anos em julho deste ano, tem um trabalho pioneiro na cidade de Niterói. A Pastoral, como informa a intérprete Marilene Gonçalves, tem como missão tornar o surdo em agente transformador: “Através do intérprete, o surdo tem acesso às celebrações, sacramentos, formações. O objetivo da pastoral é tornar o surdo protagonista, o próprio agente transformador. É o surdo que evangeliza o surdo; é o surdo que catequiza, torna-se ministro, palestrante, mas ele precisa de nós como intérpretes para comunicação”, explicou Marilene.

Esse é um pedido do Papa Francisco: “A inclusão deveria ser a ‘rocha’ sobre a qual construir os programas… Espero também que os mesmos sejam disponibilizados, da forma mais gratuita possível àqueles que precisam deles, inclusivamente através das novas tecnologias que se revelaram tão importantes para todos neste período de pandemia”, escreveu Francisco no Dia Internacional das Pessoas com Deficiências de 2020. Esse data é celebrada sempre no dia 3 de dezembro.

“Assim, como o ouvinte consegue em casa acompanhar as celebrações, o surdo, através do intérprete, também pode acompanhar e participar de tudo. Agradecemos a nossa Paróquia pela iniciativa”, afirmou Marilene Gonçalves.

Todos são convidados para acompanhar nossas celebrações on-line e também aos domingos, às 11h, a Missa com interpretação em Libras.

As transmissões acontecem pelo Facebook e Youtube da Paróquia Porciúncula de Sant’Ana, nos endereços:
Facebook: https://www.facebook.com/porciunculadesantana
Youtube: https://www.youtube.com/porciunculaniteroitv


Larissa Rodrigues