Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia do Rosário faz retiro para crismandos

04/04/2017

Notícias

retiro_040417

Frei Florival Mariano de Toledo

Vila Velha (ES) – Neste último final de semana (1º e 2 de abril), sete comunidades da Paróquia de Nossa Senhora do Rosário, que atualmente trabalham com a animação de catequese de crisma, prepararam um retiro para adolescentes e jovens que estão frequentando a catequese de crisma. São ao todo 84 jovens entre 15 e 16 anos que participaram. Mais outros 100 que trabalharam na realização do mesmo. O retiro aconteceu no Projeto Santa Clara.

Este retiro faz parte da programação desta catequese da Paróquia e teve o objetivo fortalecer a espiritualidade cristã, reforçar a identidade jovem na Igreja, incentivar a integração com outros jovens das comunidades e rezar juntos. A intensidade deste retiro ficou marcada pela diversidade de assuntos abordados:

1) Olhar missionário em terras estrangeiras: um jovem médico, que já foi catequista de crisma em nossa Paróquia e que hoje participa voluntariamente de uma ONG que tem um trabalho missionário na África, em Moçambique. Partilhou sua experiência com essa realidade enquanto jovem.
2) O nosso Creio: Frei Clarêncio Neotti partilhou aqui as falsas ideias de fé que enfraquecem nosso relacionamento com o Criador.
3) Oportunidade de meditar na presença do Santíssimo Sacramento, momento de solidão e encontro pessoal.
4) Perdão como caminho do amor, partilhado por Frei Leandro Costa.
5) Quem são os jovens que atuam em nossas comunidades: não poderia faltar um olhar da nossa juventude que está nas dez comunidades de nossa Paróquia. Tem uma coordenação de cinco jovens pela Paróquia e cada comunidade seus coordenadores que veem animado essa pastoral. Dez coordenadores se fizeram presentes e transmitiram seus trabalhos, suas alegrias e os grandes desafios.
6) Vida em família, com momentos de partilha.
7) Celebrar: a missa foi a expressão de entregar tudo a Deus pelo mistério de Cristo de tudo om que foi vivido nestes dias, presidida por Frei Florival Mariano de Toledo.
8) Confraternização: preparam uma festa surpresa para frei Frei Djalmo Fuck, que fez aniversário no dia 31 de março.

Uma equipe de catequistas maravilhosa ajudou neste retiro envolvendo toda a Paróquia neste serviço de animação dos nossos adolescentes e jovens para serem crisma-dos. Enfim, muitas descobertas, reencontro consigo mesmo, um ânimo novo e um caminho a percorrer. A crisma está marcada para o dia 14 de julho de 2017, no Santuário Divino Espírito Santo.