Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Paróquia de Xaxim celebra Nossa Senhora da Saúde

21/11/2022

Notícias

A Paróquia São Luiz Gonzaga celebrou neste domingo (20/11), a Santa Missa em honra Nossa Senhora da Saúde. A Santa Missa teve início às 10h30 e foi presidida por Frei Gilson Kammer e concelebrada por Frei Jacir Zolet, Frei Ludovico Garmus e Frei Alan Maia.

As festividades da Festa de Nossa Senhora da Saúde tiveram início na quinta-feira (17/11), com o tríduo de Nossa Senhora, às 18h30. Na sexta-feira (18/11), a celebração também aconteceu às 18h30. Nos dois dias, os fiéis receberam a bênção de Nossa Senhora da Saúde e, no final da Missa, foram ungidos com o óleo Santo na testa e nas mãos.

No sábado (19/11) ocorreu a 2ª Missa Italiana na Festa de Nossa Senhora da Saúde. A celebração foi presidida por Frei Ludovico Garmus e concelebrada pelo pároco Frei Gilson. A Missa foi toda celebrada em italiano e preparada por descendentes de italiano de diferentes gerações. Um pequeno memorial foi montado ao lado do altar com objetos que fazem memória aos nonos e nonas, colonizadores da região. A “mêscola” da polenta, o tacho, lampião, avental, as tradicionais toalhas xadrez, o rádio, entre outros objetos.

O povo de Deus esteve presente no domingo, para bem celebrar a Festa de Nossa Senhora da Saúde. A Comunidade de Lajeado Grande foi a responsável pela liturgia e cantos da celebração.

Frei Gilson, em sua homilia, agradeceu aos confrades, aos fiéis que estavam presentes na Igreja Matriz e aos que acompanhavam pelas redes sociais. “Terminamos esse ano litúrgico celebrando Cristo Rei do universo. Hoje somos convidados a refletir um pouco melhor sobre a realeza de Deus. A realeza de Cristo podemos enxergar através do evangelho e que todos nós proclamamos aos pés da cruz”.

Conforme o sacerdote, podemos ter a certeza de que estamos participando da realeza de Deus no dia a dia, no ambiente em que vivemos e com as pessoas que convivemos. “Que todos nós possamos hoje em nossa vida, em todos os ambientes que convivemos, no pessoal e no profissional, ter a certeza de que também estamos participando do reinado de Cristo e que assim, consequentemente, possamos viver esse paraíso”, afirmou o pároco.

“Que possamos hoje, a partir de nossa devoção e nossa fé a Nossa Senhora da Saúde, que é a nossa co-padroeira e que durante três dias do tríduo a celebramos. Ontem especialmente em italiano”, disse o Frade. E seguiu relembrando a liturgia sábado, onde Cristo questionava quem era sua família, sua mãe. “Se a liturgia de ontem o Cristo nos questionava quem é minha mãe, quem são os meus irmãos e ele dizia: ‘Todo aquele que faz a vontade de Deus’. É nessa certeza que queremos também participar do reinado de Cristo. É necessário também que a gente possa fazer a vontade de Deus, e qual é a vontade de Deus? É a gente viver com saúde, paz, alegria tendo as condições mínimas para continuar sendo um sinal dessa presença de Deus e assim onde nós estivermos estaremos com o Rei dos céus”, afirmou Frei Gilson.

Para encerrar sua reflexão, o frade pediu pela proteção e intercessão de Nossa Senhora. “Que a partir desse cuidado materno de Nossa Senhora a cada um de nós, possamos hoje alcançar essa graça, mesmo diante da dor, diante das doenças, do sofrimento e da morte. Das situações que, muitas vezes, achamos que não estamos fazendo parte do reinado de Deus, em que a gente não está conseguindo participar do paraíso que Cristo nos promete. São esses os momentos que precisamos ter nossa fé, a nossa oração e sobretudo pedindo o cuidado materno de Nossa Senhora com a gente”.

No final da celebração, o agradecimento a todos os envolvidos que ajudaram na Festa de Nossa Senhora da Saúde durante os quatro dias de festa. Seguindo os dias do tríduo, o povo de Deus que estava presente na igreja recebeu a bênção com o óleo Santo e bênção da Saúde.

A Festa de Nossa Senhora da Saúde deste ano marca o lançamento oficial do restauro da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga. Serão de dois a três anos de trabalho com uma equipe especializada em restauro de templos religiosos. Um pouco desta história de construção você pode acompanhar no vídeo que foi preparado especialmente para a divulgação nas redes sociais da Paróquia.


Camila Mendo, pela Pascom da Paróquia São Luiz Gonzaga