Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa ordena 19 sacerdotes: “Sejam próximos ao povo de Deus”

12/05/2019

Papa Francisco

Cidade do Vaticano – Neste domingo do Bom Pastor, 56º Dia Mundial de oração pelas vocações, a Diocese de Roma ganhou 19 sacerdotes, ordenados pelo seu bispo, o Papa Francisco, na Basílica de São Pedro. Concelebraram com o Papa os Cardeais Angelo De Donatis, Vigário de Roma, Santos Abril y Castellò, arcipreste emérito da Basílica de Santa Maria Maior.

Há 15 italianos entre os 19 ordinandos, enquanto os outros quatro são originários da Croácia, Peru, Haiti, e Japão. Oito pertencem à Fraternidade Sacerdotal do Filhos da Cruz; um é membro da Família dos Discípulos; dois provêm do Pontifício Seminário Maior Romano e oito do Colégio Diocesano Redemptoris Mater. Na ordenação presbiteral, o Papa pronunciou a ‘Homilia ritual’, prevista pelo Pontifical Romano, com alguns acréscimos.

“Considerem que exercendo o ministério da doutrina sagrada, vocês serão partícipes da missão de Cristo, o único mestre. Isto não é uma associação cultural, não é um sindicato: vocês serão envolvidos no mistério de Cristo”. E ainda improvisando, recomendou: “Nunca se pode fazer uma homilia, uma pregação sem muita oração, com a Bíblia na mão. Não se esqueçam disto!”, disse, convidando os novos sacerdotes a serem “homens de oração, homens de sacrifício”.

O Pontífice pediu aos novos sacerdotes principalmente ‘proximidade’, explicando: “Sejam próximos de Deus na oração, próximos ao bispo, que é o seu pai, próximos no sacerdócio como irmãos, sem ‘acotovelar-se’ um contra o outro; próximos ao povo de Deus, tendo sempre diante dos olhos o exemplo de Cristo, o bom pastor que não veio para ser servido, mas para servir”.

“Estejam atentos na celebração da Eucaristia; reconheçam e reflitam sobre o que celebrarem, porque participando ao mistério da morte e da ressurreição do Senhor vocês levam a morte de Cristo em seus membros e caminham com ele em unidade de vida”.

“O Senhor quis salvar-nos gratuitamente; Ele mesmo nos disse: ‘Deem gratuitamente aquilo que receberam gratuitamente’. A celebração da Eucaristia é o ápice da gratuidade do Senhor. Não a sujem com interesses mesquinhos”, disse.

O Papa alertou ainda: “Não se cansem de ser misericordiosos, tal como o Pai, tal como Jesus foi misericordioso com vocês”; “Gastem tempo visitando os doentes, tentem agradar a Deus e não a si mesmos; a alegria sacerdotal se encontra exclusivamente seguindo este caminho: tentando agradar a Deus”.


REGINA COELI

Poucos minutos após celebrar a Eucaristia e ordenar 19 novos sacerdotes para a sua diocese, o Bispo de Roma foi ao balcão da janela de seu escritório para o tradicional momento da oração mariana dominical que, nesta época do Ano Litúrgico, é o Regina Coeli.  Neste domingo (12/05), milhares de pessoas o aguardavam para ouvir suas palavras e em seguida, rezar com ele. Francisco iniciou refletindo sobre o Evangelho do dia, conhecido como o do Bom Pastor.

“O Bom Pastor – Jesus – está atento a cada um de nós, nos procura e nos ama, dirigindo-nos a sua palavra, conhecendo em profundidade o nosso coração, os nossos desejos e as nossas esperanças, bem como os nossos fracassos e as nossas decepções. Acolhe-nos e ama-nos como somos, com os nossos pontos fortes e fracos. Para cada um de nós ‘dá a vida eterna’: isto é, oferece-nos a possibilidade de viver uma vida plena, sem fim. Além disso, nos guarda e nos guia com amor, ajudando-nos a percorrer as trilhas mais arriscadas que surgem no caminho da vida”.

Assim sendo, completou o Papa, devemos corresponder às atitudes ternas e carinhosas do Senhor, manter intimidade com Ele, segui-lo, saindo do labirinto dos caminhos errados, abandonando o comportamento egoísta para nos colocarmos nos novos caminhos da fraternidade e do dom de nós mesmos, imitando-o.

Neste sentido, concluiu o Papa, “que Maria, Mãe de Cristo Bom Pastor, ajude os chamados ao sacerdócio e à vida consagrada a acolher com alegria e disponibilidade o convite de Cristo para serem seus colaboradores mais diretos no anúncio do Evangelho e no serviço do Reino de Deus no nosso tempo”.

Mães, obrigado por tutelar o valor da família
Francisco rezou a oração do Regina Coeli e concedeu a todos a sua bênção apostólica e se despediu dos fiéis, romanos, e peregrinos com uma saudação a todas as Mães do mundo, pedindo um aplauso a elas e recordando aquelas que continuam, ‘do céu’, a velar por nós com suas orações.

Em seguida o Papa chamou ao balcão de sua janela dois sacerdotes recém-ordenados e com eles, abençoou novamente todos os presentes.


NOVO ATENTADO EM BURKINA FASSO 

“Papa Francisco recebeu com dor a notícia do ataque à igreja de Dablo, em Burkina Fasso. Ele reza pelas vítimas, seus familiares e por toda a comunidade cristã do país”, assim referiu o diretor interino da Sala de Imprensa da Santa Sé, Alessandro Gisotti, a respeito do atentado ocorrido em Dablo, na manhã do domingo, 12 de maio.

A dor das testemunhas
A Missa tinha começado há pouco na paróquia do Beato Isidoro Bakania em Dablo, no norte do país, quando um comando de 20 jihadistas, chegaram a bordo de motos, e circundaram a igreja. É o terrível testemunho, segundo a agência de notícias Ansa, do ataque à igreja, obtido de fontes locais. O objetivo, explicam as fontes, era o sacerdote burkinabé, Abbé Siméon Yampa, 34 anos, encarregado do diálogo inter-religioso na sua diocese: quando alguns tentaram escapar, os terroristas foram atrás e atiraram. Depois, dentro da igreja, fizeram todos deitarem no chão e escolheram cinco deles e os mataram. A sangue frio, sem piedade.

Os terroristas incendiaram a igreja
Os terroristas, declarou o prefeito de Dablo, Ousmane Zongo, “incendiaram a igreja para depois assaltar um ambulatório e incendiar também este”. A cidade entrou em pânico, as pessoas ficaram dentro de suas casas e todas as atividades comerciais ficaram fechadas. Em seguida, foram enviados militares de Barsalogho, cidade vizinha a 45 quilômetros, que rastrearam a localidade durante todo o dia.

Em 29 de abril tinha sido atacada uma igreja protestante
Em 29 de abril passado, o terrorismo islâmico tinha atacado outra igreja, também no domingo e durante uma celebração. Na ocasião mataram um pastor protestante e cinco fiéis na localidade de Silgadji, a 60 quilômetros de Djibo, capital da província de Soum.

Os atentados dos jihadistas na região de Sahel causaram 350 mortes
Desde 2014, a França convocou 4.500 militares na zona do Sahel, dentro do programa de operações anti-jihadistas Narkhane – em colaboração com os países do G5 Sahel (Burkina Fasso, Chade, Mali, Mauritânia e Níger) – mas sem chegar aos líderes de organizações como Ansaroul Islã, o Estado islâmico do grande Sahara, o grupo de apoio ao islã e aos muçulmanos, que desde 2015, apenas em Burkina Fasso, causaram pelo menos 350 mortes.