Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa marca evento com jovens economistas e empresários em Assis

11/05/2019

Papa Francisco

Foi divulgada na manhã de sábado (11/05) uma carta escrita pelo Papa Francisco em que convida jovens economistas e empresários de todo o mundo a participarem com ele de um evento e de uma ‘aliança’ a ser consolidada em Assis, de 26 a 28 de março de 2020.

Assis, símbolo de humanismo e fraternidade
Assis, segundo o Pontífice, é o lugar apropriado para inspirar uma nova economia, pois foi ali que Francisco se despojou de toda a mundanidade para escolher Deus como bússola da sua vida, tornando-se pobre com os pobres e irmão de todos. Sua decisão de abraçar a pobreza também deu origem a uma visão econômica que permanece atual. Uma visão que pode dar esperança ao nosso futuro e beneficiar toda a nossa família humana. É uma visão necessária também para o destino de todo o planeta, nossa Casa Comum, “nossa irmã Mãe Terra”, nas palavras de São Francisco em seu Cântico do Irmão Sol.

Laudato Sí: tudo está interligado
Renovando seu apelo a pôr em prática um modelo econômico fruto de uma cultura de comunhão, baseada na fraternidade e na igualdade, o Papa destaca que a salvaguarda do meio ambiente não pode ser dissociada da garantia da justiça para os pobres e que o exemplo notável do cuidado com os vulneráveis e uma ecologia integral é Francisco de Assis.

Responder, não dar as costas
O Papa acredita nos jovens como capazes de ouvir seus corações, sentindo-se parte de uma cultura nova e corajosa, sem medo de enfrentar riscos e trabalhar para construir uma nova sociedade. “Universidades, empresas e organizações são laboratórios de esperança para criar novas formas de compreender a economia e o progresso, combater a cultura do desperdício, dar voz a quem não tem nenhuma e propor novos estilos de vida”, reitera.

Participar de um ‘pacto comum’
O convite dirigido por Francisco é a todos os rapazes e moças de boa vontade, além das diferenças de crença e de nacionalidade, para que participem do evento inspirados por um ideal de fraternidade atenta sobretudo aos pobres e excluídos e comprometam-se individualmente e em grupos a cultivar juntos o sonho de um novo humanismo, que responda às expectativas dos homens e mulheres e ao projeto de Deus.

O ideal de Francisco
Lembrando o nome do encontro – “Economia de Francisco” – que evoca claramente o Santo Homem de Assis e o Evangelho que ele viveu em completa coerência, o Papa revela que tendo assumido seu nome, é uma fonte constante de inspiração. “São Francisco nos oferece um ideal e, em certo sentido, um programa”.