Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Papa aos refugiados: “A nossa inércia é pecado!”

19/12/2019

Papa Francisco


Cidade do Vaticano – Na manhã desta quinta-feira (19) o Papa Francisco encontrou um grupo de refugiados que chegou recentemente da Ilha de Lesbos, na Grécia, por meio dos corredores humanitários. Em Lesbos agrupam-se os migrantes vindos de vários países em guerra, principalmente do Oriente Médio. Na ocasião o Papa posicionou uma cruz no acesso do Palácio Apostólico do Pátio do Belvedere que recorda os migrantes e refugiados.

Francisco iniciou seu discurso mostrando um colete salva-vidas que lhe fora entregue por uma equipe de resgate: “Este colete – disse – pertencia a uma menina que morreu afogada no Mediterrâneo. Eu repassei aos dois subsecretários da Seção Migrantes e Refugiados do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral dizendo-lhes: ‘Esta é a missão de vocês!’. Isso representa o implacável compromisso da Igreja em salvar as vidas dos migrantes, para poder acolhê-los, protegê-los, promovê-los e integrá-los”.

Depois de recordar das muitas vidas humanas perdidas na travessia do Mediterrâneo para tentar encontrar nova vida na Europa, Francisco disse que as mortes foram causadas pela injustiça. “Sim, porque é a injustiça que obriga muitos migrantes a deixar suas terras. É a injustiça que os obriga a atravessar desertos e a sofrerem abusos e torturas em campos de detenção. É a injustiça que os leva e os faz morrer no mar”

A cruz com o colete
Ao apresentar a cruz, o Papa explicou que o colete está “vestindo” a cruz de resina para exprimir a experiência espiritual que ele percebeu nas equipes de resgate. E recordou que “na tradição cristã a cruz é símbolo de sofrimento e de sacrifício, mas também de redenção e de salvação”.

Depois explicou: “Decidi expor este colete salva-vidas ‘crucificado’ nesta cruz para que nos recordemos que devemos ter os olhos abertos… o coração aberto, para recordar a todos o compromisso imprescindível de salvar toda a vida humana, um dever moral que une os que creem e os que não creem”. Em seguida o Papa Francisco exorta: “Como podemos ficar indiferente diante de tantos abusos e violências à vítimas inocentes, deixando-as à mercê de traficantes sem escrúpulos. Como podemos ‘seguir adiante, pelo outro lado’, como o sacerdote e o levita da parábola do Bom Samaritano, tornando-nos assim cúmplices de suas mortes. A nossa inércia é pecado!”

Agradecimento aos não indiferentes
E o Papa fez um agradecimento: “Agradeço ao Senhor por todos os que decidiram não ficar indiferentes e se empenham em socorrer um desventurado no caminho para Jericó, sem fazer perguntas sobre como ou porque tenha acabado nesta situação”.

Por fim afirmou que para buscar soluções é preciso “denunciar e perseguir os traficantes que exploram e maltratam os migrantes, sem temor de revelar conivências e cumplicidades com as instituições. É preciso colocar de lado os interesses econômicos e pôr no centro a pessoa, cuja vida e dignidade são preciosas aos olhos de Deus”.

Concluindo o Papa disse: “É preciso socorrer e salvar porque somos todos responsáveis pela vida no nosso próximo, e o Senhor nos cobrará no momento do juízo final”


O caminho para a paz começa com a reconciliação

O primeiro compromisso oficial do Papa Francisco nesta quinta-feira foi a audiência aos embaixadores de Seychelles, Mali, Andorra, Quênia, Letônia e Niger, para a apresentação de suas credenciais.
Para um grupo tão heterogêneo de países, em seu discurso Francisco destacou dois aspectos: a paz e o respeito pelo meio ambiente.

“O nosso encontro de hoje se realiza enquanto os cristãos de todo o mundo se preparam para celebrar o nascimento Daquele ao qual nos dirigimos como Príncipe da paz”, disse o Pontífice, recordando que a paz é a aspiração de toda a família humana.

Todavia, constatou, o mundo hoje é “tristemente” marcado por conflitos civis, regionais e internacionais, divisões sociais e desigualdades. Por isso, é “essencial” empreender um diálogo construtivo e criativo. Neste esforço, Francisco garantiu o compromisso da Igreja Católica em colaborar com todo parceiro responsável em promover o bem de toda pessoa e de todos os povos.

O caminho rumo à paz, acrescentou, tem início com a abertura à reconciliação e citou um trecho de sua mensagem para o Dia Mundial da Paz de 2020, em que escreve que é preciso abandonar o desejo de dominar os outros e aprender a nos olhar como irmãos. “Somente quando colocamos de lado a indiferença e o medo pode crescer e prosperar um verdadeiro clima de respeito recíproco. Isso, por sua vez, leva ao desenvolvimento de uma cultura da inclusão, a um sistema econômico mais justo e a várias oportunidades para a participação de todos à vida social e política.”

Para Francisco, a presença dos embaixadores já é por si um sinal da vontade dos países que representam de enfrentar as situações de injustiça, discriminação, pobreza e desigualdades que afligem o mundo.

Exploração: obstáculo para a paz
Como um dos obstáculos para a paz o Pontífice apontou o desrespeito pela Casa Comum, em especial com a exploração abusiva dos recursos naturais. O Papa mencionou o recente Sínodo para a Pan-amazônia, que fez um apelo por um renovado apreço da relação entre comunidade e terra, presente e passado e entre experiência e esperança. “O empenho por uma gestão responsável da terra e dos seus recursos é urgentemente desejado em todos os níveis, da educação familiar à vida social e civil, até as decisões políticas e econômicas.”

O Pontífice concluiu desejando que a missão dos novos embaixadores junto à Santa Sé seja profícua e formulando votos de paz e Feliz Natal a todos os povos que representam.



As celebrações pontifícias de fim de ano e início de janeiro

Dezembro
24 Terça-feira Basílica Vaticana, 21h30 – (Brasília 17h30)
Solenidade do Natal do Senhor – Missa do Galo
25 Quarta-feira Balcão central da Basílica Vaticana, 12h – (Brasília 08h)
Solenidade do Natal do Senhor – Bênção “Urbi et Orbi”
31 Terça-feira Basílica Vaticana, 17h -(Brasília 13h)
Solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus – Vésperas e Te Deum de agradecimento

Janeiro 2020
1º Quarta-feira Basílica Vaticana, 10h – (Brasília 06h)
Solenidade de Maria Mãe de Deus e LIII Dia Mundial da Paz – Santa Missa
6 Segunda-feira Basílica Vaticana, 10h – (Brasília 06h)
Solenidade da Epifania do Senhor – Santa Missa
12 Domingo Capela Sistina, 9h30 – (Brasília 05h30)
Festa do Batismo do Senhor – Santa Missa com batizados


Fonte: Vatican News