Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Novo Ministro Provincial será eleito às 14h30 deste sábado

26/11/2021

Notícias

 

Agudos (SP) – O Capítulo Provincial, que está em andamento no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), também é eletivo. Ele vai definir o Ministro Provincial e o Vigário Provincial para o próximo sexênio (2022-2028). Também irá eleger os seis novos Definidores para o triênio de 2022-2024. Em tempo real, vamos informar o andamento das eleições através do site: www.franciscanos.org.br

A eleição do Ministro Provincial está marcada para este sábado, dia 27 de novembro, às 14h30. Já a eleição dos Definidores e Vigário Provincial será realizada na segunda-feira, 29 de novembro, a partir das 14h30. O Ministro Provincial será empossado logo depois da eleição. Os novos Definidores e o Vigário serão empossados na Missa de encerramento do Capítulo, no dia 30 de novembro, às 18h30.

COMO SERÁ A VOTAÇÃO

A eleição do Ministro Provincial, na verdade, começou no meio do ano, quando começaram as sondagens de possíveis candidatos junto à Fraternidade Provincial em dois escrutínios. A partir deste processo, os nomes dos frades mais votados foram enviados para a Cúria Geral, em Roma, que homologou cinco nomes para a escolha dos frades capitulares neste sábado. São eles, em ordem alfabética: Frei Fidêncio Vanboemmel, Frei Gustavo Medella, Frei João Francisco da Silva, Frei Mário Luiz Tagliari e Frei Paulo Roberto Pereira.

Será eleito para o serviço de Ministro Provincial o candidato que, em primeiro ou segundo escrutínio, obtiver maioria absoluta (mais do que a metade dos votos). Em terceiro escrutínio, aquele que obtiver maioria simples. Em caso de empate, será eleito o mais antigo em profissão solene e, coincidindo o tempo de votos solenes, o escolhido será o de precedência de idade.

Já a indicação do Vigário Provincial e dos Definidores teve uma primeira sondagem de opinião no meio do ano, feita pela Secretaria Provincial. Neste domingo serão feitas novas prévias.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.