Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Outubro Rosa” tem Missa de abertura no Convento da Penha

01/10/2021

Notícias

O Convento da Penha, em parceria com a Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (Afecc) e com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai promover neste sábado, dia 2 de outubro, a tradicional Missa de Abertura da Campanha “Outubro Rosa” e uma ação de saúde com diversos atendimentos. O evento será realizado no Campinho do Convento, a partir das 8h40.

Profissionais da Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vão realizar serviços como marcação de mamografia, verificação de glicemia, aferição de pressão, avaliação nutricional e vacinação contra Influenza H1N1, além de orientações sobre o cuidado com a saúde da mulher. O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, e a secretária municipal de saúde, Cátia Lisboa, também estarão presentes.

Diretores e representantes da Afecc e do Hospital Santa Rita de Cássia irão participar da Missa. A Afecc é a mantenedora do Hospital Santa Rita, referência em tratamento de câncer no Espírito Santo. Em 2019, o Hospital registrou 727 novos casos de câncer de mama, e, em 2020, mais 770 casos novos, um aumento de 43 casos. Apesar desse aumento, acredita-se que a pandemia retardou a detecção e que, possivelmente, um número maior será registrado no período pós-pandemia.

O Outubro Rosa 2021 vem para fortalecer o alerta: a prevenção é essencial. O motivo, explica a coordenadora do movimento no Espírito Santo e Presidente da Afecc, Marilucia Dalla, é de “incentivar as pessoas a fazerem suas consultas e exames médicos preventivos, independentemente da pandemia”.

“As mulheres sempre sobem ao Convento suplicando a bênção de Deus e a proteção da Virgem da Penha para que seja fecundo o esforço da Campanha que tem entre seus objetivos a difusão da compreensão que a prevenção, o diagnóstico e cuidado precoces são os maiores aliados na luta contra todo tipo de câncer”, explica o guardião do Convento, Frei Paulo Pereira.

O Convento da Penha também aderiu a campanha de conscientização por meio da iluminação do monumento na cor rosa. Todos os dias, a cada hora (18h, 19h, 20h, 21h, 22h, 23h) as paredes laterais do Convento recebem, durante 5 minutos, a iluminação cênica rosa. O objetivo é alertar e chamar atenção do público, especialmente as mulheres, para a importância do diagnóstico precoce e um tratamento adequado.


Cristian Oliveira, Assessoria de Comunicação do Convento