Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“Os desafios da Ecologia Integral” é tema de série animada

25/07/2018

Notícias

repam_250718 830
Defender a vida, a casa comum e gerar justiça intergeracional são os grandes desafios que nos apresenta a Ecologia Integral. Este conceito, presente na Laudato SI’, como um olhar holístico para a vida e para o cotidiano podem ser luz em vista de um novo paradigma de consumo e descarte que nos leva a transformar situações de maior injustiça e exclusão.

Pensando em ampliar essa discussão e contribuir na formação das pessoas, a REPAM lançou “O VIAJANTE DE ASSIS – Série Animada”. A proposta é resgatar histórias na América Latina de resistência, de esperança, de força e defesa da vida, da justiça e da ecologia integral, de forma lúdica e formativa.

Esta série animada foi trabalhada pelo grupo YAKU Audiovisual, com direção de Fernando Valência e participação de uma equipe multidisciplinar e multicultural. Apoiaram também as redes internacionais como a CAFOD e CRS.

O argumento da série que compartilhamos apresenta que, em pleno século XXI, São Francisco de Assis visita a mãe terra e conversa com as criaturas que nela habitam. Seu homônimo, o papa Francisco, disse a ele que grandes ameaças estão colocando a vida em grave risco na Terra.

Ao longo de sua jornada, Francisco aprende da mão das criaturas que o desejo de poder de alguns homens e mulheres converteu a criação de Deus em instrumento, colocado a serviço de interesses econômicos e políticos particulares, afastando a humanidade da construção do bem comum.

Apesar do panorama sombrio, Francisco e as criaturas também contemplam a beleza e grandeza da criação divina. Nele e nas resistências empreendidas pelos povos mais desfavorecidos, encontram-se as luzes da esperança e as possibilidades de transformar o curso da vida na terra.

A série consta de 8 capítulos que serão lançados semanalmente em espanhol e, em seguida, em português. Confira os episódios já lançados aqui:

Reciclando o Descarte:


Pedalando para a mudança:

Falta de água

Fonte: CNBB