Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação Presbiteral: Frei Jhones renova os conselhos evangélicos no terceiro dia do Tríduo

26/03/2022

Notícias

A vocação religiosa foi tema do terceiro dia de preparação para a ordenação de Frei Jhones Lucas Martins. Nesta sexta-feira, 25, dia em que se celebra a Anunciação do Senhor e o ‘Sim’ de Maria, a comunidade da Paróquia Santo Antônio de Macatuba (SP) iniciou suas atividades às 8h30, rezando com São Francisco ao “Amor que não é amado”.

Frei Jhones Lucas Martins será ordenado presbítero neste dia 26 de março, às 10 horas, em Macatuba (SP), pelas mãos do Arcebispo de Botucatu, Dom Maurício Grotto de Camargo. A ordenação presbiteral e a Primeira Missa, no dia 27, às 10 horas, serão celebradas na Igreja Santo Antônio.

Os fiéis receberam dois gravetos, imitando a passagem franciscana em que Francisco louva a Deus com apenas dois galhos como se carregasse o mais valioso violino do mundo! O jogral de Deus encontrou na simplicidade os mais valiosos ensinamentos divinos. E desse mesmo modo o povo de Deus foi levado a meditar o seu dia a dia, elevando a Deus os seus louvores, agradecimentos e pedidos.

Após a oração da manhã, foi feita a divisão dos trabalhos e os missionários puderam percorrer as ruas do centro de Macatuba, abençoando os lares das famílias, os estabelecimentos comerciais e indústrias. Foram mais de 70 lugares visitados pelos religiosos nesse terceiro e último dia do tríduo, durante a manhã e a tarde.

       (clique nas imagens para aumentá-las)

Na oração da tarde, às 18h30, preparada pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, Frei Gabriel Dellandrea deu uma tônica especial à Virgem de Nazaré, que deu o seu sim e acolheu em seu ventre o Verbo Divino. Trouxe para a reflexão da assembleia a mensagem da consagração realizada na tarde do mesmo dia pelo Papa Francisco em Roma. Cada fiel teve a oportunidade de depositar aos pés de Maria uma flor, sinal de sua fé e devoção à Virgem do Sim.

Antes da celebração do terceiro dia do Tríduo, Frei Jhones foi revestido de seu hábito franciscano, símbolo de sua consagração e entrega na Ordem dos Frades Menores. Mais uma vez o frade se põe a serviço a exemplo de Maria.

Às 19h30, na Paróquia Santo Antônio de Macatuba, a celebração foi presidida pelo pároco, Padre Silvano, que agradeceu aos frades pela missão realizada em sua Paróquia! Frei Gabriel convidou a comunidade a refletir sobre qual seria a coisa mais preciosa que podemos ter e explicou porque é o tempo. “A coisa mais preciosa que temos para nós é o tempo! Quando nós passamos por diversas situações das nossas vidas, nós daríamos tudo para voltar no tempo!”.

Diante dessa afirmação, Maria foi serva de Deus por ter se doada integralmente a Deus e, por esse motivo, torna-se modelo para todo cristão. “A Ele [Deus] não oferecemos as migalhas do nosso tempo, mas o que temos de melhor!”. Frei Gabriel agradeceu o testemunho dado pela comunidade durante esses dias. “E nós encontramos ‘sins’ inspirados no ‘sim’ de Maria, pessoas que durante esses dias de missão nos ajudaram a levar adiante o nosso carisma, a Palavra de Deus, esperança em tantas casas. Nós nos sentimos pequenos diante de tamanha generosidade, tamanha doação! Àqueles que prepararam os nossos alimentos, que separam os locais a serem visitados, que nos acompanharam… e tantos outros serviços! Vocês foram inspirados por Deus, fizeram o impossível no cuidado silencioso pelos missionários, vocês mantêm vivo o sim de Maria!”

Relembrando a passagem do Espelho da Perfeição, que medita sobre quais são as características do frade perfeito, Frei Gabriel ainda convidou os frades e a irmã que acompanhou a missão todos esses dias para que o testemunho de doação vivido no meio do povo seja a maior visibilidade da vida religiosa assumida por Frei Jhones. São muitos frades que compõem uma fraternidade, diferente entre si, com qualidades e defeitos diferentes.

Após a reflexão, Frei Jhones leu a sua declaração de celibato e teve como testemunhas todos os religiosos que lhe acompanharam durante esses dias de missão e o povo de Deus. Ao assinar esse documento sobre o altar Frei Jhones se compromete a viver integralmente o seu ministério presbiteral com responsabilidade, abraçando os seus direitos e deveres perante a Igreja, renovando o seu compromisso com os conselhos evangélicos.

Ao fim da celebração foram feitos os últimos agradecimentos aos missionários e as comunidades de Macatuba que acolheram os religiosos de maneira generosa.


Frei Gilberto Silveira da Costa Junior (texto) e Frei Roger Strapazzon (Fotos)