Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordenação de Frei Alan: Primeiro dia do tríduo em Petrópolis

02/06/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – Além do ar fresco do outono petropolitano, para o bairro da Mosela, o dia primeiro de junho teve uma outra atmosfera: a franciscana. Os frades menores estiveram ativamente atuando no bairro por muitos anos até que a Paróquia São Judas Tadeu foi passada para os cuidados da Diocese. Mas, por ocasião da ordenação presbiteral de frei Alan Leal de Mattos, o bairro novamente viu um grupo de franciscanos em missão.

Durante o dia, como forma de animação vocacional e agradecimento à comunidade pela vida do referido frade, os religiosos franciscanos estiveram visitando a Escola São Judas Tadeu e a Escola Municipal Frei Aniceto. Além disso, na parte da tarde houve a tradicional visita a algumas famílias do bairro. Por fim, às 19h, deu-se início a celebração eucarística.

Frei Jeâ Paulo Andrade, do Serviço de Animação Vocacional, acolheu a todos para a celebração e anunciou que o grande tema deste dia do primeiro passo do tríduo vocacional seria a vocação Batismal. Padre Lucas Thadeu da Silva, pároco, acolheu também a todos os franciscanos, afirmando: “Está Igreja os acolhe mesmo sabendo que desde o início desta história vocês estiveram aqui e deixaram uma grande marca em nossa comunidade de fé”.

Frei Almir Ribeiro Guimarães presidiu a celebração. Na homilia fez questão de recordar que o tríduo vocacional tem como principal importância a preparação para a grande celebração da ordenação. Segundo ele, no envolvimento dos acontecimentos fortes da vida, precisamos preparar tudo com calma, pois é preciso ter consciência do passo a ser dado.

“Frei Alan será ordenado para uma Igreja em saída. Ele será ordenado numa época onde temos um papa que nos pede isso. Ele deverá ser um sacerdote próximo das pessoas. Ele deve deixar escapar aqui e ali um pouco da sua experiência com Jesus”, salientou o frade.

Sobre o tema do dia, Frei Almir ofereceu ao povo algumas impressões a partir de sua vida e concluiu dizendo: “A primeira de todas as vocações é a vida. É o presente que recebemos. A cada dia que acordamos devemos dizer: ‘obrigado pela vida!’. Mas, cuidado! É preciso ter uma vida viçosa, acolhendo todos os presentes: o ar, as frutas, as flores… são vários os dons. E nós, como franciscanos, precisamos estar envoltos em tudo isso, nessa contemplação. Nós somos gente inventada por Deus. Nosso nome está na palma de Deus”.

    (toque nas imagens para ampliá-las)

Após a homilia, Frei Jeâ convidou uma paroquiana envolvida na Pastoral do Batismo para acender uma vela no círio Pascal e entregar a mesma a Frei Alan, para que, como no dia de seu batismo, iluminado pela luz que brota do grande símbolo Pascal, o frade fizesse publicamente a sua Profissão de Fé. Sendo assim, diante da comunidade e próximo à pia batismal da igreja, o diácono leu a fórmula da profissão. A comunidade deu seu apoio ao frade manifestando o seu carinho através de uma calorosa salva de palmas.

Ao final da celebração, Frei Jeâ e Frei Alan deram os avisos necessários, recordando a todos a programação para os dias. Frei Almir chamou Frei Alan para vir à sua frente e lhe deu uma bênção. Em seguida, o presidente da celebração pediu a Frei Júnior Mendes, frade recém-ordenado presbítero, que desse a bênção aos presentes.


Frei Gabriel Dellandrea