Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ordem Franciscana Secular de Petrópolis celebra 125 anos

17/06/2022

Notícias

Petrópolis (RJ) – A Fraternidade Sagrado Coração de Jesus da Ordem Franciscana Secular de Petrópolis (RJ) celebra 125 anos de criação no próximo dia 19 de junho. Uma Celebração Eucarística, às 8h30, na Igreja do Sagrado marcará o evento comemorativo e centenário.

A Ordem Franciscana Secular (OFS) foi fundada no dia 30 de maio de 1897, um ano após da chegada dos franciscanos em Petrópolis, oriundos da Província Franciscana da Saxônia, na Alemanha. O fundador do convento, Frei Ciríaco Hielscher, OFM, foi também o fundador da Fraternidade Ordem Terceira, hoje Ordem Franciscana Secular. A Fraternidade tem sua sede própria ao lado da Igreja, na rua Frei Luiz.

Segundo Luiz Alberto Vianna, Ministro da Fraternidade, a relação com a Paróquia foi sempre cordial, fraterna e respeitosa. “O intercâmbio fraterno franciscano foi sempre de acordo com as Regras e as Constituições das duas entidades, nos mais variados momentos, todos repletos de um propósito firme e bem vivido de cooperação mútua. Esta casa Franciscana Secular foi sempre apoiada pelos frades do convento, guardiães e pelos párocos que se sucederam ao longo de várias décadas. Sempre esteve e está aberta a todos os movimentos, pastorais, encontros diversos, reuniões com várias finalidades”, explicou.

Para Luiz, a importância de celebrar 125 anos desde a criação da OFS, é dar prosseguimento à implantação da espiritualidade franciscana entre os seculares. “Tal como no início da fundação da Ordem inculcando o espírito da penitência como meio de evangelização”, ressaltou.

O histórico da Fraternidade é caracterizado pelo acolhimento de todos. “Os novos tempos trouxeram mudanças sensíveis à vida da Fraternidade. O número de vocações tem diminuído ano a ano. Muitos irmãos e irmãs envelheceram e outros voltaram ao Pai. Nossas atividades sociais e pastorais estão reduzidas a poucos e heroicos esforços. Cada irmão na sua comunidade exerce, na justa medida o seu apostolado com a vênia dos respectivos párocos”, frisou o ministro.

Atualmente, a OFS do Sagrado Coração de Jesus exerce suas atividades no âmbito social. “Nossas atividades se resumem hoje, na contribuição dada a assistência a crianças e recém-nascidos carentes por meio da confecção de enxovais, manufaturados por nossas irmãs voluntárias contribuindo, também de certo modo, para a Pastoral da Criança da Paróquia do Sagrado”, observou. “No âmbito pastoral, cada irmão e irmã, no meio da sua comunidade Paroquial deve desenvolver este espírito secular de franciscanismo. Como já foi definido por vários Papas, a Ordem deve ser sempre uma escola de perfeição cristã no mundo, em todo e qualquer ambiente”, acrescentou.

Se você deseja ingressar na Ordem, primeiramente procure por uma fraternidade mais próxima e busque conversar com um irmão (a) secular, ou com seu respectivo responsável. O tempo de formação é de três anos e culmina com a profissão definitiva e solene, como determinam as leis canônicas e a Regra da Ordem. Se você é de Petrópolis ou região, poderá entrar em contato também pelo e-mail: ofssagradopetropolis@gmail.com.


Frei Augusto Luiz Gabriel