Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Olhares e expressões diferentes para uma cena narrativa

07/12/2011

Notícias

Com a chegada de fim de ano, aparecem em diversos lugares personagens e enfeites que caracterizam a data comemorada pelos cristãos. As personagens do papai e mamãe Noel, gnomos, fadas, renas e outros bichos e diversos elementos do mundo fantástico, e, bem recentemente, personagens do universo dos desenhos animados, vão invadindo as ornamentações natalinas e, aos poucos, vão “assumindo” o lugar do verdadeiro espírito do Natal. O Natal é uma festa cristã que celebra o nascimento de Jesus Cristo e não tem nada a ver com a maioria dos enfeites atuais. Além dos símbolos tradicionais: árvore, anjos, estrela, sinos, presentes, os atuais elementos utilizados na decoração natalina das lojas, shoppings, espaços públicos e residências, a única figura que realmente tem inspiração natalina é o papai Noel, que fora inspirado em São Nicolau. O verdadeiro Natal que é celebrado por cristãos tem como mensagem central o amor e a paz, e ultrapassa as fronteiras e os muros da religião.

Ao contrário do que se vê enfeitado nesta época na maioria dos lugares, no claustro do convento franciscano, no centro da cidade de São Paulo, há 22 anos, tradicionalmente, é realizada uma exposição franciscana com diversos presépios inéditos. Assim como na cena narrativa do acontecimento bíblico, na exposição a personagem central é o Menino Jesus na manjedoura e os coadjutores são seus pais, o burro, o boi, os pastores, os magos e diversos elementos da cultura regional, que representa de forma plástica o acontecimento mais importante para os cristãos. Na 22ª Exposição Franciscana de Presépios é possível contemplar conjuntos de presépios oriundos de Angola, Brasil, Colômbia, Portugal, Bolívia, México, Polônia, Itália e Espanha.

Cada presépio tem o seu valor religioso e cultural. Nos detalhes da técnica ou do material, do estilo, bem como na ornamentação, são expressos sentimentos de arte e religião. Diante de tanta beleza e profunda delicadeza artística é difícil estar diante da representação do nascimento de Jesus e não admirar Aquele que veio ao mundo para trazer a Paz.
O visitante que for à mostra verá que de mãos habilidosas ou mesmo de equipamentos industriais podem sair, nas figuras dos presépios, expressões singelas e encantadoras. Da Bolívia, a expressão sorridente das personagens é característica marcante de um povo com culturas tão distintas, já que nos três conjuntos que estão na mostra, cada um tem a sua particularidade estilística e os três representam regiões do mesmo País. Do Brasil, há diversos conjuntos. O mais curioso é o de Manaus, onde todas as personagens e animais são da região. Uma verdadeira inclusão e inculturação. Ainda do Brasil é destaque, da cidade de Caçapava, o resultado do trabalho de uma oficina com barro com senhoras da região. Para confecção das peças, a inspiração não poderia deixar de ser o Vale do Paraíba. Neste conjunto, os reis magos estão montados em mulas, animal usado em toda região. Feito especialmente para esta mostra pela artista Susanne Bartlewski, o presépio de lata vem da capital. É um presépio que alia reciclagem, criatividade, arte e espiritualidade, Típico de Cracóvia – Polônia, o presépio em formato de fachada de igreja, é inspirado na arquitetura da Basílica de Santa Maria e é o resultado de uma tradição de concurso de presépios da Cracóvia. Para confecção são usados papelão, papel laminado e enfeites diversos que dão originalidade única a cada peça de forte expressão artística.
A 22ª Exposição Franciscana de Presépios de presépios tem como objetivos oferecer uma alternativa a quem deseja meditar e contemplar o mistério da Encarnação de Jesus, a partir da criação e da arte, bem como promover a valorização e o respeito às diferentes manifestações da cultura. Certamente a mostra é mais uma oportunidade cultural de fim de ano na cidade de São Paulo.