Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

OFS Sudeste tem Capítulo eletivo neste final de semana

14/08/2019

Notícias

A Ordem Franciscana Secular, do Regional Sudeste III, realizará o seu Capítulo Eletivo neste final de semana (16-18), no Seminário Santo Antônio, em Agudos (SP), tendo como tema “Irmãs e irmãos franciscanos solidários na Justiça e na Paz”, e como lema: “Ai de mim se não o faço” (ICor 9,16).

Além de ser um momento forte de fraternidade e de oração, o Capítulo fará uma avaliação da caminhada no último triênio e proporá novas ações e trabalhos para o Conselho a ser eleito.

Quanto à eleição, e seguindo orientação que vem desde São Francisco, será feita a renovação do Conselho para os próximos três anos. Participarão aproximadamente 175 irmãos e irmãs. A expectativa é de muita alegria, partilha e disponibilidade.

Que o Espírito Santo seja o guia a inspirar cada um dos capitulares, quer na aceitação das indicações aos cargos, bem como na escolha consciente de quem serão os membros do novo Conselho.

A ORDEM FRANCISCANA SECULAR

Em 1212, nascia a Ordem de Santa Clara (as Clarissas) e foi também nessa época que nasceu a Ordem Franciscana Secular (OFS), reunindo homens e mulheres, casados e solteiros, em meio às suas famílias, que buscavam viver o mesmo ideal que tanto atraiu São Francisco. Esta “Ordem Terceira” foi aprovada pelo Papa Honório III em 1221.

Luquésio e Buonadona são considerados os primeiros franciscanos seculares que, segundo a tradição, foi o primeiro casal que Francisco aceitou na OFS daquele tempo. Mas eles não são considerados os patronos da Ordem e, sim, um rei e uma rainha, que se fizeram pobres por amor a Cristo: São Luís IX, rei da França, e Santa Isabel da Hungria.

Segundo definição do Papa João Paulo 2º, a Ordem Franciscana Secular é a mais antiga forma de organização de leigos que, guiados pela Igreja, unidos em fraternidade e inspirando-se no ideal de São Francisco de Assis, se empenham em testemunhar com a vida o evangelho de Jesus Cristo e se dedicam ao apostolado no estado laical.

Ou seja, para ingressar na Ordem é necessário ter vocação, isto é, um chamado de Deus. Feito o discernimento vocacional, o candidato deve iniciar um período de formação em uma das fraternidades da Ordem. Esta formação compreende os seguintes elementos básicos harmoniosamente integrados: formação humana – baseada nos princípios das ciências modernas, bem como nas grandes linhas do Magistério da Igreja; formação cristã – fundamentada na Bíblia, na Doutrina e no Magistério da Igreja; formação franciscana – atualizada com base na Regra, refontizada nos valores autênticos desde as primeiras origens e tradições; e formação apostólico-secular – a partir da Regra, das Constituições Gerais, dos Documentos Eclesiais e franciscanos.