Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O terceiro Definidor eleito: Frei Robson Luiz Scudela

29/11/2021

Notícias

 Frei Robson foi eleito em segundo escrutínio com 81 votos.

Natural de Cordilheira Alta, no Oeste Catarinense, Frei Róbson nasceu no dia 27 de outubro de 1986 e vestiu o hábito franciscano no dia 8 de janeiro de 2006, em Rodeio.

O mais novo dos três filhos do casal Luís e Maria Scudela, cresceu na comunidade rural de Fernando Machado, onde teve a base de família, cresceu no trabalho, na oração, no estudo primário, na catequese. Fez o seu acompanhamento vocacional com os frades de Coronel Freitas (SC). Com 14 anos de idade, seguiu para o Seminário Santo Antônio em Agudos (SP), onde cursou o Ensino Médio e fez o Aspirantado em 2004. Depois de cumprir as etapas do Aspirantado e Noviciado, em dezembro de 2006 foi atendido à profissão temporária na Ordem Franciscana, na igreja Matriz de Rodeio.

Em seguida cumpriu o programa de formação juntamente com o Curso de Filosofia em Rondinha, município de Campo Largo (PR). Terminado este tempo de três anos, fez o pedido para um tempo de estágio na Missão de Angola.

Foi aceito e passou lá os dois últimos anos: um em Quibala (Postulantado) e em Malanje (Aspirantado). Cursou os quatro anos de Teologia em Petrópolis e teve como primeira transferência o Seminário de Ituporanga, onde foi como orientador.

Frei Robson foi nomeado ecônomo, coordenador do Pró-Vocações e Missões Franciscanas e coordenador da Frente das Missões  no triênio 2019-2021.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.