O serviço do lava-pés da vocação presbiteral
29/10/2016
Frei Diego Atalino de Melo e Aspirante Yves Leite
Coronel Freitas (SC) – O terceiro dia do tríduo em preparação da ordenação do Frei Robson mexeu com as emoções da comunidade de Fernando Machado. Neste dia, o enfoque dado pela liturgia foi dado à vocação presbiteral, o ministério para o qual Frei Robson foi eleito pela Igreja para assumir e servir ao povo, em nome de Cristo.
O presidente da celebração foi Frei Heitor Cela, também filho desta terra, que, com muita alegria e desenvoltura, falou da dignidade do ministério presbiteral e, em contrapartida, relembrando sempre que ela não tornaria ninguém distante, distinto dos outros, sendo esta apenas uma forma diferente de servir a Deus e ser seu povo.
Como símbolo deste serviço para o qual Frei Robson foi escolhido, a liturgia se voltou para a cena do lava-pés, onde Jesus coloca-se como servo, lavando os pés daqueles que o seguiam e colocando-se como menor entre eles. De igual forma, aquele que assume o ministério ordenado, irá servir celebrando com o povo os sacramentos, sendo sinal e presença de Deus junto ao povo e permitindo-se ser seu instrumento de ação para com seus filhos.
Como primeiro sinal do desejo de servir e render graças, Frei Robson pôde lavar os pés daqueles que, por primeiro, o acolheram e o serviram em demonstração do amor: seus pais, Maria e Luiz. Uma cena que tocou o coração dos três, no qual puderam trazer à lembrança toda a gratidão por aquilo que foi vivido em família, e refletir na emoção que tocou toda a comunidade, afinal, segundo as palavras do próprio Frei Robson: “Deus tem o rosto de casa”.
E, já no final da celebração, a comunidade Sant’Ana, de Fernando Machado, o coordenador da comunidade, Evandro, agradeceu a todos pela acolhida dos missionários e pelos esforços para que tudo transcorresse bem. Agradeceu aos missionários e, de modo especial, agradeceu aquele que reuniu todos para que esta semana de bênçãos pudesse acontecer: Frei Robson, que recebeu como lembrança uma casula para sua ordenação.
Assim encerraram-se os preparativos para a ordenação, em dias de festa, celebração e confraternização.
Frei Robson será ordenado neste sábado, dia 29 de outubro, na Igreja Matriz São José, de Coronel Freitas (SC), pelo bispo diocesano de Chapecó, Dom Odelir José Magri, MCCJ, durante Celebração Eucarística, às 18 horas. No domingo, dia 30 de outubro, às 10 horas, na Comunidade de Fernando Machado, em Cordilheira Alta, SC, Frei Robson vai celebrar a Primeira Missa, que terá como pregador Frei Pedro da Silva.
Frei Robson ingressou no Seminário de Agudos em 2002 e fez o Postulantado em Guaratinguetá em 2005. Vestiu o hábito franciscano em Rodeio (2006) e cursou Filosofia até 2009, quando embarcou para Angola, onde fez um estágio Missionário, de 2010 a 2011. No retorno ao Brasil, cursou Teologia e hoje reside no Seminário São Francisco de Assis de Ituporanga.
TRANSMISSÃO AO VIVO
A Rádio Coroado AM irá transmitir ao vivo a ordenação de Frei Robson Luiz Scudela. No sábado, 29, a partir das 18h.
Será possível acompanhar também pelo site http://movimento.fm.br/site/
Na sexta-feira, 28, às 19h30, haverá uma entrevista na TV Sudoeste. No site http://www.tvsudoestepr.com.br/ é possível acompanhar.
Também na TV Sudoeste, na segunda-feira, 31, ao meio dia, haverá uma reportagem sobre a ordenação.