Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Reitor da USF participa da posse de D. João Inácio como Grão-chanceler da PUC-Campinas

24/08/2019

Notícias

O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom João Inácio Müller, que foi Ministro Provincial da Província Franciscana São Francisco de Assis (RS), foi homenageado nesta terça-feira, 20 de agosto, durante cerimônia realizada no Auditório Dom Gilberto, no Campus I da PUC-Campinas. Foi a primeira recepção oficial do religioso na PUC, Instituição da qual se tornou Grão-Chanceler, isto é, o membro mais eminente da hierarquia institucional da Universidade.

Entre os presentes, o Reitor da Universidade São Francisco, Frei Gilberto Garcia, OFM, que pôde prestar homenagens ao novo chanceler. Na mesma ocasião, o novo Chanceler acolheu o convite do Reitor Gilberto de visitar a Universidade São Francisco e a Fraternidade Franciscana São Francisco de Assis, em Bragança Paulista.

Segundo Frei Gilberto, há décadas já existe uma tradição de intercâmbio acadêmico e reciprocidade no diálogo entre a PUC de Campinas e a Universidade São Francisco. “O fato é que, além de mantermos esse bom relacionamento, desde há 14 anos, aproximadamente, também temos sido “inquilinos” da Arquidiocese de Campinas, uma vez que o principal campus de Campinas da Universidade São Francisco é uma propriedade da mesma Arquidiocese, que tem, doravante, o Arcebispo Dom João Inácio como curador. Esse relacionamento enriquece a presença da Igreja em Campinas no campo da educação, e nós esperamos que essa relação possa se estreitar ainda mais com a presença de um Arcebispo franciscano, muito querido da Província Franciscana da Imaculada Conceição”, assevera o Reitor da USF. Dom João Inácio foi presidente da Conferência dos Frades Menores do Brasil de 2007 a 2013.

Após o acolhimento da comunidade acadêmica, recebendo das mãos do Reitor da PUC Campinas um presente de boas-vindas, o Arcebispo Metropolitano de Campinas dividiu com o público a responsabilidade pelos trabalhos futuros. Para ele, é papel de cada um saber ouvir os corações. “Quero participar dos sonhos e projetos da PUC-Campinas, podendo contribuir com o que sou. Sou responsável pela Universidade com vocês e devemos criar coragem à altura das dificuldades. Ajudando-nos, provocando-nos, podemos ser o melhor de nós”, destacou.

Dom João Nascido, natural de Santa Clara do Sul (RS), fez a profissão religiosa na Ordem dos Frades Menores em abril de 1985 e foi ordenado sacerdote em dezembro de 1988. Em setembro de 2013, foi nomeado pelo Papa Francisco como Bispo da Diocese de Lorena (SP), recebendo a Sagração Episcopal pelas mãos de Dom Cláudio Hummes, Cardeal Arcebispo de São Paulo. Neste ano, no dia 15 de maio, foi nomeado para a Arquidiocese de Campinas, que estava vacante, já que em 23 de junho do ano passado, o então Arcebispo Dom Airton José dos Santos foi transferido para a Arquidiocese de Mariana (MG).

Na sucessão episcopal da Igreja Particular de Campinas, Dom João Inácio Müller torna-se o 8º Bispo e o 6º Arcebispo da Arquidiocese de Campinas. A ele, nossas boas vindas e nossas orações para um exercício pleno de sabedoria na liderança da Igreja local de Campinas. Que a vida e obra de São Francisco de Assis seja a grande inspiradora em sua grande missão.