Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O exemplo de São Leonardo de Porto Maurício para inspirar os capitulares

26/11/2021

Notícias

Agudos (SP) – Os capitulares presentes em Agudos (SP) iniciaram o quarto dia (26/11) do Capítulo Provincial com a Santa Missa, às 8 horas, na bela capela do no Seminário Santo Antônio. Hoje, o presidente da Celebração, Frei Claudino Gils, e os concelebrantes, Frei Thiago Hayakawa, da Universidade São Francisco; e Frei Ronaldo Fiuza Lima, professor do Instituto Teológico Franciscano (ITF), representaram a Frente de Evangelização da Educação, no dia que a Igreja celebra a memória do franciscano São Leonardo de Porto Maurício, o grande missionário do século XVIII.

Na sua reflexão, Frei Claudino falou sobre a manifestação de Deus na história da humanidade a partir da primeira leitura e do Evangelho. “A pergunta que importa fazermos neste momento: quem para nós pode servir de exemplo para identificar a manifestação de Deus na história da humanidade, na nossa história pessoal, fraterna e provincial? Quem pode servir para nós como alguém que depositou toda a sua confiança nessas palavras do mestre de Nazaré, que jamais passarão?”, perguntou.

Para ele, a liturgia, que traz para nós a memória de São Leonardo de Porto Maurício, serve de modelo. “A história dele é muito interessante, feita de vários detalhes em que, de fato, pode-se identificar o quanto ele se abriu à manifestação de Deus na sua vida e, a partir disso, o quanto ele se fez mensageiro da vontade, do amor, da misericórdia, das palavras, da boa notícia do Reino de Deus em boa parte das cidades da Itália”, disse.

“Ele se destacou muito como alguém que procurou viver os mistérios da Paixão do Senhor e traduziu isso como mensagem, caminhos de salvação, para as pessoas que foi encontrando pelo caminho, pelos lugares por onde passou. A pedido do Papa, ele também foi convidado, principalmente na cidade de Córsega, a ser o mediador da paz, local onde os cidadãos estavam vivendo inúmeros conflitos e desavenças. Por isso, ele é identificado como pacificador”, acrescentou.

Por causa de sua grande devoção pelas estações da Via-Sacra, ele é conhecido também como “O Salvador do Coliseu”, já que houve um tempo em que o antigo edifício ficou abandonado, depredado e suas pedras eram retiradas para serem usadas em outras construções. “Ele ajudou o povo a entender que aquele espaço era um local sagrado porque muitos cristãos haviam derramado sangue ali, testemunhando sua fé em Jesus Cristo”, explicou. Essa medida acabou se tornando uma tradição na Igreja, fazendo com que o Coliseu passasse a ser protegido. Tanto que hoje, em toda Sexta-Feira da Paixão, sempre que possível, o Papa celebra com os fiéis a Via-Sacra no Coliseu de Roma.

“O exemplo de São Maurício pode nos ajudar muito a entender a importância de sermos pessoas de olhos abertos, de coração aberto, todos os dias, para que em meio a fatos e acontecimentos estejamos prontos, vigilantes e atentos à manifestação de Deus na nossa vida, na vida da fraternidade, na vida da Igreja e na vida das pessoas de boa vontade neste mundo”, pediu Frei Claudino.

E continuou: “Que nós possamos também, a exemplo de São Leonardo, sermos pessoas que depositam humildemente a sua confiança nas palavras do mestre de Nazaré, palavras que não passam, palavras sempre de novo que nos inspiram a avançar no caminho da virtude, no caminho da santidade, a recomeçar diariamente a construir não a fraternidade que nós sonhamos, mas aquela que é possível a partir das condições e das virtudes de cada confrade”.

“Então, que estas motivações nos acompanhem hoje em mais um dia de Capítulo Provincial e nos inspirem também a buscar, enquanto Província, os caminhos do Senhor”, completou.

Hoje, os 111 capitulares continuam os trabalhos de leitura e reflexão do Relatório ao Capítulo, ficando para as 20h30 a leitura da última parte sobre Evangelização e Missão. Já amanhã, sábado, ainda continuam os trabalhos em grupo e plenário, ficando para as 14h30 a eleição do novo Ministro Provincial da Província da Imaculada Conceição do Brasil.


Equipe de Comunicação do Capítulo: Frei Augusto Gabriel, Frei Clauzemir Makximovitz, Frei Gabriel Dellandrea, Frei Alan Leal de Mattos e Moacir Beggo.