Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O Espírito Santo não pousa onde não existe amor, fé e esperança”

01/06/2017

Notícias

Neste sexto dia da Novena de Pentecostes, o Santuário do Divino Espírito Santo, em Vila Velha (ES) estava em comunhão com toda Igreja pela festa da Visitação de Nossa Senhora. O subtema escolhido foi justamente um trecho do Evangelho de hoje: “Isabel ficou cheia do Espírito Santo”. Presidiu o sexto dia na Novena Frei Clarêncio Neotti, vigário Paroquial.

A prece deste dia estava voltada aos que estão juntos de Deus: amigos, conhecidos e parentes já falecidos. Inclusive os religiosos que já passaram por esta Paróquia do Rosário. No momento devocional, no começo da celebração, foram trazidos os nomes dos falecidos. Essas intenções foram deixadas por escrito durante os dias que antecederam esse sexto dia da Novena. Na celebração, crianças vestidas de anjos entregaram essas intenções ao presidente para serem colocadas junto do altar. Nas mãos dessas crianças havia rosas brancas e uma delas trazia a sexta vela da novena.

A liturgia da Palavra falou de encorajamento: “Não temas, Sião. Não te deixes levar pelo desânimo” (Sf 3, 16). Estreito ao Salmo, a assembleia recobrava suas forças em Deus: “Eis o Deus Salvador, eu confio e nada temo. Ele é minha força, alegria e salvação”. O santo Evangelho narrava a visitação de Maria a Isabel (Lc 1, 39-56): “E Isabel ficou cheia do Espírito Santo”.

Em sua homília, Frei Clarêncio disse que Isabel significa plenitude de Deus. “Onde há fé, o Espírito Santo está presente. Onde está a plenitude, o Espírito Santo pode habitar”. Frei Clarêncio destacou as três virtudes teologais em Isabel: fé, esperança e caridade. “Ele (o Espírito Santo) não pode pousar onde não existe amor, fé e esperança”. Isabel ficou cheia do Espírito Santo porque pôde cultivar essas três preciosas virtudes. A caridade, por excelência, manifestou na vida dessa mulher quando seu filho concebido na velhice fez-se vítima no anúncio do Cordeiro de Deus, comentou o presidente.

“Com essas duas intercessoras, Maria e Isabel… Senhor aumenta minha fé, confirma a minha esperança, multiplica o meu amor caridade para que eu possa como Maria e como Isabel ficar cheio do Espírito Santo”, acrescentou o celebrante.

Como prece, a comunidade reunida cantou a ladainha de Nossa Senhora: “Mãe de Deus, clamamos a vós”. Na oração eucarística, no momento da recordação dos falecidos, Frei Clarêncio disse que “na fé católica os falecidos continuam fazendo parte da nossa comunidade na comunhão dos santos”, lembrando assim todas as intenções dos falecidos apresentadas no início da celebração. Mencionou todos os frades que já atuaram na Paróquia, entre eles Frei Marcio de Araujo Terra, falecido anteontem. Para acompanhar esta oração, o som da ‘marcha fúnebre’ de um trompete. Momento de profunda comunhão da Igreja terrena, com a Igreja celeste.

Após todo o ritual eucarístico, Frei Clarêncio também recebeu seu presente da comunidade, em agradecimento pela condução deste dia da novena. Após a celebração, no estacionamento do Santuário, houve um pequeno show de Frei Florival Mariano de Toledo. Acompanhado de bons músicos, ele cantou de MPB a músicas religiosas, enquanto os paroquianos degustavam  comidas típicas.

Pascom da Paróquia do Rosário