Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O encontro do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação em Jacarta

11/07/2014

Notícias

jakarta

Frei Wilson Batista Simão

Entre os dias 12 e 17 de junho foi realizado o Encontro Continental da Ásia, em Jacarta, Indonésia, com a participação dos animadores do Serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) das Conferências da Ordem dos Frades Menores que compõem aquela região da Ásia. Na primeira parte do Encontro, os confrades asiáticos dedicaram seu tempo para partilharem os trabalhos e ações realizadas na área de JPIC em suas respectivas entidades.

Outra parte do Encontro foi dedicada ao relatório do Escritório de Roma sobre o trabalho de JPIC nos últimos anos, incluindo o novo documento elaborado pela oficina Em Construção da Paz e Reconciliação e o novo documento do Definitório Geral Sobre o Uso Ético dos Recursos Econômicos. No encerramento do encontro, os delegados asiáticos se juntaram aos delegados do Conselho Internacional de JPIC para ouvir uma série de apresentações sobre a realidade da Ásia e também sobre o trabalho realizado na Indonésia pelos franciscanos. Além disso, houve um diálogo muito interessante e enriquecedor com os representantes de “Franciscans International”, que tem uma cadeira junto à ONU. Este primeiro momento do encontro em Jakarta encerrou-se na tarde do dia 17, com oração e confraternização.

jakarta1No dia 18, uma quarta-feira, tivemos um dia de passeio para conhecer um pouco a capital da Indonésia, um país com 240 milhões de habitantes, em sua maioria muçulmana (226 milhões). É o mais populoso do mundo e, por conta disso, Jacarta é caótica em infraestrutura de trânsito e de mobilidade.  Conhecemos museus, a grande Mesquita na Capital, que comporta 200 mil pessoas no mês do Ramadã e a Catedral.

No dia 19 se iniciaram as atividades do Conselho Internacional de JPIC. É importante ressaltar que estavam presentes todos os animadores das diversas Conferências espalhadas por todo o mundo.  Nossa agenda foi bastante cheia: o dia se iniciava sempre com a missa, às 7 horas da manha, e terminava com a oração da tarde, às 18h30. A noite sempre havia um momento de convivência com os confrades, até porque éramos dos quatro cantos deste Planeta. Um momento interessante foram as apresentações dos delegados de cada Conferência que relataram um pouco das realidades e desafios de seus países e, também, das diversas ações e iniciativas das Conferências enquanto Serviço de JPIC. Tivemos uma impressão muito positiva do engajamento de muitos frades, províncias e entidades nas causas e nas questões ligadas às mudanças e às interferências ambientais, tão discutidas em diversos ambientes sociais.

Ao longo do encontro foram feitos vários debates e apresentações, estudos de documentos, como por exemplo, as linhas de ações do JPIC em nível de Ordem e Conferências. Estudamos e refletimos, inclusive, um dos mais recentes materiais da Ordem enviado aos frades, a Lineamenta, textos e subsídios que preparam o próximo Capítulo Geral.

Entre os temas discutidos, destacamos as questões que envolvem nosso estilo de vida, a questão dos impactos ambientais, a partir da reflexão das ações de mineradoras e a erradicação da pobreza. Foram dias muito bons entre colóquios, estudos e grupos linguísticos. Mas além das discussões também vimos in loco as ações neste campo. O grupo foi dividido em dois subgrupos: um foi conhecer uma escola islâmica e o outro foi conhecer uma escola informal para meninos de rua. Cada uma das realidades nos fez aproximar a discussão realizada no encontro com aquilo que está à nossa volta. Refletir e discutir questões de JPIC só tem sentido quando estamos intimamente ligados ao todo, ao ambiente que nos cerceia.

Deste encontro saíram deliberações para o Capítulo Geral da Ordem dos Frades Menores em 2015 e o encontro se encerrou com missa solene presidida por Dom Paskalis Syukur, com a presença de toda a Família Franciscana local.