O Despertar Vocacional dos Vocacionados Adolescentes
30/01/2025
Dos dias 16 a 30 de janeiro de 2025 aconteceu o “Tempo Forte” de convivência e formação com os Vocacionados do Ensino Médio na Fraternidade São Boaventura em Campo Largo (PR). O responsável pelo Serviço de Animação Vocacional da Província, Frei Jeâ Paulo Andrade, juntamente com a Fraternidade Local, coordenou por duas semanas, diferentes atividades formativas. Foram momentos de convivência, estudo, oração e trabalho, tendo em vista o conhecimento da forma de vida franciscana e o discernimento vocacional desses adolescentes.
Participaram dessa experiência Angelo Zuchi e José Duarte da cidade de Concórdia (SC), Matheus Yoshida e Miguel Luís de Itapeva (SP), Matheus Filippi de Rodeio (SC) e Felipe Loss de Campo Largo (PR). Eles estão concluindo o Ensino Fundamental ou cursando o Ensino Médio em suas respectivas cidades de origem.
Essa modalidade de acompanhamento vocacional “ad experimentum” para os vocacionados adolescentes no triênio passado, foi referendada pelo último Capítulo Provincial em novembro de 2024. A experiência vocacional em Rondinha, procurou apresentar de forma simples o modo próprio da Fraternidade franciscana viver a vida consagrada.
O programa de atividades para esses dias de convivência levou em consideração os seguintes objetivos:
♦ Levar o vocacionado a conhecer o carisma franciscano e a sua concretização na vida e na missão dos frades menores hoje, confrontando-os com o próprio projeto de vida.
♦ Oferecer ao vocacionado um contato mais próximo com a vida e a missão da fraternidade, permitindo-lhe fazer a experiência do “Vinde e Vede”.
♦ Favorecer ao vocacionado o aprofundamento da experiência de fé, o crescimento e amadurecimento humanos e o aprimoramento da formação escolar.
Nesse período a simplicidade da rotina da fraternidade conduziu as atividades. A oração das Laudes, Vésperas, o Terço e a Santa Missa. O serviço fraterno na organização e limpeza da casa, e o cuidado dos jardins. O estudo da vida de São Francisco, a introdução à Sagrada Escritura, o amadurecimento humano e o bom uso das novas tecnologias. Os passeios, e principalmente a convivência fraterna marcaram a experiência.
O vocacionado Miguel partilhou sua percepção a partir da convivência: “Essa experiência foi muito proveitosa para minha caminhada vocacional, pois me ajudou a aprender de perto como é a vida do frade menor em meio ao trabalho; aos confrades; sua rotina; sua forma humilde e abnegada de viver, sempre tendo como força motriz e centro o amor à Deus e procurando sempre servir o próximo da melhor maneira possível”.
Para alguns vocacionados essa foi a primeira experiência de convivência com os franciscanos; Yoshida foi um deles e partilhou: “Esse encontro foi muito bom para mim, pois pude refletir mais sobre a vida e pensar mais sobre mim e minha vocação. Eu conheci a vida franciscana e o que mais me tocou foi o carisma e a atenção que todos frades tiveram comigo. Só tenho a agradecer por tudo que eu vivi nesses quinze dias. Esse só foi o meu primeiro encontro, mas já pretendo continuar. ”
Os vocacionados continuarão seus estudos junto de suas famílias e nas próximas férias escolares retornarão, para uma de nossas fraternidades para dar seguimento ao discernimento vocacional já iniciado.
Que o Senhor continue despertando novas vocações para o seguimento de Cristo! E que mais adolescentes e adultos façam a experiência do “Vinde e Vede” respondendo o chamado do Senhor.
Texto: Frei Jeâ Paulo Andrade