Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

O chileno Frei Isauro Linfati é eleito Vigário Geral

14/07/2021

Notícias

O 12º dia do Capítulo Geral (14/7), em andamento no Colégio Internacional São Lourenço de Brindisi, em Roma, começou com a eleição do Vigário Geral. Os 116 frades capitulares escolheram na manhã desta quarta-feira, 14 de julho, o chileno Frei Isauro Ulises Covili Linfati para o serviço de Vigário da Ordem dos Frades Menores. Ele é o Ministro Provincial da Província do Espírito Santo do Chile. Ao lado do Ministro Geral, ele animará a Ordem no sexênio de 2021-2027.  Amanhã (15/7) serão eleitos os integrantes do Definitório Geral, completando o novo governo.

Frei Isauro e Frei César Külkamp

Frei Isauro é natural de Lumaco, Diocese de Temuco, onde nasceu no dia 22 de março de 1961, filho de Pablo e Cecília Linfati. Ingressou no Noviciado dos Frades Menores em 16 de julho de 1981 e professou temporariamente em 16 de janeiro de 1983. Fez a Profissão definitiva na Ordem dos Frades Menores em 20 de março de 1987 e foi ordenado sacerdote no dia 23 de novembro de 1990, na Igreja São Francisco da Alameda de Dom Carlos Oviedo Cavada, junto com seus confrades Claudio Salgado e Jorge Guajardo.

Frei Isauro foi eleito Ministro Provincial no dia 16 de outubro de 2016 para o sexênio de 2017-2022. Na ocasião, ele era pároco em “São José Operário” do setor La Antena e Vigário Provincial da Província chilena.

Frei Isauro tem pautado sua vida por uma evangelização inclusiva e transformadora. Viveu durante oito anos em uma fraternidade de inserção numa zona periférica de Santiago e durante dez anos trabalhou como membro da entidade de não violência Sebastián Acevedo (ações nas ruas), contra a tortura em tempos de Augusto Pinochet; e foi membro de um grupo de formação contra a impunidade no início dos anos 90.

Frei Isauro também dividia o tempo na animação do serviço de Justiça, Paz e Integridade da Criação (JPIC) e na Pastoral Vocacional. No seu currículo, foi moderador da Formação Permanente, secretário da Formação Inicial na Província e na Conferência do Cone Sul; foi Visitador Geral da Província de São Francisco Solano do Peru e da Província de São Pedro e São Paulo no México; foi Definidor Provincial, Vigário Provincial e participou do Conselho Plenário da Ordem em 2018.


Moacir Beggo