Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

“O Caminho da Fé”, novo livro de Frei Hipólito Martendal

23/10/2018

Notícias

hipolito_231018

Um curso ministrado por Frei Hipólito Martendal, quando residia na Fraternidade do Santo Antônio do Pari, em São Paulo, para o vivência do Ano Mundial da Fé, tendo em vista os 50 anos do início do Concílio Vaticano II, deu origem ao livro “O Caminho da Fé – Roteiro de estudo e reflexão”, publicado pela Editora Vozes e lançado no último dia 19 no Santuário Santo Antônio do Valongo, em Santos, onde o frade reside. “Para garantir continuidade num assunto tão vasto, que levaria certamente mais de dois anos, tendo em vista que os encontros seriam semanais, comprometi-me a escrever cada aula a ser dada. Chegamos ao número de setenta. As referências ao curso eram sempre ‘Escola da Fé'”, explica Frei Hipólito, falando sobre o título do curso.

hipolito_231018_1Segundo o autor, as aulas tiveram que ser reescritas com linguagem própria para um livro de espiritualidade. “Mas, para ser fiel ao conteúdo já escrito e em consideração aos alunos, resolvi reescrever tudo, mudando só o estritamente necessário, com alguns acréscimos”, observa o autor.

“Uma das minhas preocupações era mostrar o quanto é bela e quanta vitalidade e atualidade encontram-se no tesouro da doutrina cristã católica. Ao mesmo tempo queria evitar uma forma de expressar muito ‘eclesiologês’ tão própria para definições doutrinárias, por um modo de expressar mais próximo da língua de nossa gente, sem em nada trair o conteúdo e sua beleza. Uma contemplação estética de Deus no seu ser e agir pode nos colocar entre os bem-aventurados”, explica Frei Hipólito, revelando que o contato longo e repetido por seis anos com os variados conteúdos desta obra o fizeram muito bem, principalmente na evangelização, espiritualidade e conversão. “Espero que a leitora e o leitor tenham um proveito ainda maior”, deseja.

Frei Vitório, na apresentação do livro, diz que “muitas religiões falam da iniciação, o cristianismo católico apresenta os sacramentos da iniciação; porém muitos entendem e praticam como um preparo para o dia do Batismo, Primeira Eucaristia e Crisma, e depois que passar o dia? Esta obra, “O Caminho da Fé – Roteiro de estudo e reflexão”, é uma pedagogia iniciática completa; pois em cada página nos mostra o conhecimento e a prática da fé como uma tarefa para toda a vida. A iniciação é essencial para tornar-se plenamente humano a partir da inspiração cristã e buscar a força espiritual no decorrer do dia a dia”, confirma Frei Vitório.

hipolito_231018_2

“O Caminho da Fé quer mostrar que os conteúdos cristãos de nossa vida nos levam a ser um fenômeno humano espiritual. Não é suficiente estar dentro de uma estrutura de religião, é preciso converter-se para algo maior do que eu mesmo. Por isso esta obra acorda este desejo mais íntimo, que é o desejo de Vida Eterna. É acordar o santo que está dentro de si, é dizer todos os dias: eu quero colocar dentro da minha vontade a vontade do Senhor”, observa Frei Vitório.

Este livro pode ser adquirido na Editora Vozes; preço R$ 69,00, 472 páginas.