Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

A era da pós-verdade: livro essencial para nossos dias

20/10/2018

Notícias

vozes_201018Embora sempre tenha havido mentirosos, as mentiras geralmente têm sido contadas com hesitação, uma pitada de ansiedade, um bocado de culpa, um pouco de vergonha, e, pelo menos, alguma timidez. Agora, pessoas inteligentes que somos, apresentamos razões para manipular a verdade, de modo que possamos dissimular sem culpa. Ralph Keyes – A Era da Pós-verdade – Desonestidade e enganação na vida contemporânea –  chama isso de pós-verdade. Vivemos em uma era da pós-verdade.

A pós-veracidade existe em uma zona ética crepuscular. Permite-nos dissimular sem nos considerarmos desonestos. Quando o nosso comportamento entra em conflito com os nossos valores, o que somos mais propensos a fazer é reconceber os nossos valores. Poucos de nós queremos pensar em nós mesmos como sendo antiéticos, muito menos admitir isso para os outros, de modo que desenvolvemos abordagens alternativas da moralidade.

Qualquer estudante de introdução à psicologia sabe que um comportamento reforçado provavelmente irá persistir. Nós levamos a sociedade pela qual pagamos. Neste caso, isso significa uma sociedade pós-verdadeira. Mesmo que mais mentiras estejam sendo ditas do que nunca, para o autor não há maior propensão humana a contar mentiras. O que ele acredita é que uma disposição antiga para enganar os outros está sendo facilitada de novas maneiras.

Ralph Keyes é autor, conferencista e professor. Depois de se formar na Faculdade de Antioch em 1967, Keyes se formou na London Schoolof Economics and Political Science. De 1968 a 1970, foi assistente do editor da Newsday, de Long Island. Após uma década trabalhando no Centro de Estudos da Pessoa em La Jolla, Califórnia, Keyes passou a dedicar-se a escrever livros e fazer palestras. É um autor bastante conhecido do público americano, com boa participação na mídia, incluindo o programa da Oprah Winfrey e o The Tonight Show.

Nº DE PÁGINAS: 312
PREÇO: 65,00