Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Nove postulantes serão acolhidos no Noviciado 2024

10/01/2024

Notícias

No ano do Jubileu de 800 anos dos Estigmas de São Francisco, a turma do Noviciado de 2024 da Província da Imaculada Conceição do Brasil será formada por nove postulantes, que serão acolhidos na segunda-feira, dia 15 de janeiro, pelo Ministro Provincial, Frei Paulo Roberto Pereira, durante a Celebração, às 7h, no Noviciado São José, em Rodeio (SC). São eles: Antônio José da Silva Dias, Daniel Santos do Nascimento, Fabrício Andreosa Martins, Fábio Charleaux Luzia dos Santos, Jean Carlos da Rosa dos Santos, Leonardo Haag, Patryck Ribeiro da Silva Dutra, Victor Flemeng do Vale Almeida e Luis David Vasques Pena, que pertence à Custódia da Imaculada Conceição, da Venezuela. Esta será a 124ª turma do Noviciado de Rodeio.

Antes de chegarem à Casa-Mãe, os candidatos fizeram a etapa do Postulantado no Seminário Frei Galvão, de Guaratinguetá (SP). Segundo os documentos da Ordem, esses jovens farão um “período de formação mais intensa” em Rodeio, tendo como objetivo “fazer com que os noviços conheçam e experimentem a forma de vida de São Francisco, impregnem mais profundamente a mente e o coração de seu espírito e, avaliando melhor o chamado do Senhor, comprovem seus propósitos e sua idoneidade” (Constituições Gerais da Ordem, art. 152).

Um dos momentos mais simbólicos e emocionantes da admissão dos noviços é quando vestem o hábito franciscano, que recebem das mãos do Ministro Provincial e do mestre Frei Samuel Ferreira de Lima. Ali mesmo, durante a celebração, eles se vestem e passam a ser chamados de “Frei”. Este hábito é provisório durante o ano de Noviciado, já que o definitivo o noviço receberá quando fizer a Primeira Profissão, no término deste “ano de provação”.

Durante o ano, os noviços intensificam a vida em comum com a Fraternidade Formadora da casa – Frei Josemberg Cardozo Aranha, guardião e vice-mestre; Frei Samuel Ferreira de Lima, vigário da casa e mestre; Frei Miguel da Cruz, pároco e administrador da Diocese de Rio do Sul; Frei Claudino Dal’Mago, vigário paroquial; Frei José Bertoldi, atendente conventual, e o bispo emérito da Barra, Dom Luiz Flavio Cappio, o mais novo integrante da Fraternidade. Os noviços participam também de algumas atividades na própria comunidade paroquial e de celebrações em outras casas franciscanas da região.