Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Na Ressurreição, o poder do amor supera e vence todo mal

15/04/2017

Notícias

geral_150417_1

 “Mas se morremos com Cristo, temos fé que também viveremos com ele, sabendo que Cristo, uma vez ressuscitado dentre os mortos, já não morre, a morte não tem mais domínio sobre ele.” (Rm 6,8-9)

Queridos Irmãos e Amigos: Aleluia!

No memorial da Páscoa celebramos os acontecimentos de vida, paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Como as mulheres piedosas, próximas de Jesus agonizante e primeiras testemunhas de sua ressurreição, nós também entrevemos nos acontecimentos pascais uma nova esperança de vida que surge para o mundo, para este nosso mundo dilacerado pelas divisões e pelos conflitos, para este mundo que Deus escolheu amar incondicionalmente (cf. Jo 3,16). Na ressurreição, o poder do amor supera e vence todo mal.

Nós somos e permanecemos fiéis e seguidores de Jesus e buscamos oferecer uma visão alternativa da vida, um modo alternativo de viver neste mundo, guiados pelo Espírito de Deus. E recordamos que o mesmo Espírito estava presente no momento em que Deus criou o mundo, assim como na anunciação a Maria, a Mãe de Jesus, do nascimento do Messias.

É o Espírito de Deus que acompanha Jesus durante toda a sua existência sobre esta terra, inspirando a sua pregação e o seu ensinamento, além de cada ato seu de gentileza e de amor.

É o Espírito de Deus que acompanha Jesus também no seu caminho rumo ao Gólgota e serve de testemunho da paixão e morte humilhante de Jesus sobre a cruz. É o Espírito de Deus que permanece com Jesus na morte e na sepultura, demonstrando um amor indestrutível pelo Unigênito Filho predileto, que oferece a sua vida para que o mundo possa reconciliar-se com Deus. É o Espírito de Deus que ressuscita o Filho à vida nova (cf. Rm 8,11).

O Espírito Santo, presente em todos os momentos da vida de Jesus, desde o nascimento até a morte e ressurreição, está presente também hoje em nosso mundo. A ressurreição é o sinal definitivo da fidelidade de Deus ao Filho, a cada um de nós e a toda a criação. Hoje, mais que nunca, precisamos escutar esta mensagem: Deus nos ama, caminha conosco, cura nossas feridas, convida-nos a viver de maneira reconciliada com todos e nos chama para sermos mensageiros de amor, de misericórdia e de paz.

O Espírito de Deus, que ressuscitou Jesus dos mortos, continua cumprindo a obra do Pai e do Filho, recordando-nos que as divisões, a violência, o ódio, a destruição e a morte não têm a última palavra e não são os últimos vencedores. Na ressurreição de Jesus recebemos a confirmação definitiva de que o amor, e somente o amor, é o vencedor supremo, além de ser a vocação principal à qual todos nós somos chamados.

Isto eu toquei com as próprias mãos nestes últimos dias, graças ao testemunho de vida dos nossos Irmãos e Irmãs de Damasco, Alepo e Latakia, na Síria. Mesmo no meio da morte e da destruição devastadora, os cristãos da Síria, que perderam os seus entes queridos, as próprias casas e todo meio de sustento, negam-se a ceder à tentação de abandonar a Deus, a fé e o empenho em dedicar-se no caminho da reconciliação e da reconstrução.

Como Maria Madalena, eles também estão do lado de fora do sepulcro em busca de um significado àquilo que parece não ter uma lógica racional nem humana. Eles também correm rumo aos outros fiéis, ou seja, rumo à comunidade, onde possam partilhar não apenas a própria história de desânimo e desespero, mas também a esperança e o amor; juntos com a comunidade podem redescobrir na Eucaristia, como aconteceu com os dois discípulos de Emaús, a presença do Senhor Jesus ressuscitado que nunca os abandona, que nunca abandona nenhum daqueles que acolheram o chamado para viver unidos a Ele.

Queridos Irmãos e Amigos, aceitemos, então de coração, a mensagem da Sequência Pascal, Victimae paschali laudes:

“À Vítima pascal ofereçam os cristãos sacrifícios de louvor.
O Cordeiro resgatou as ovelhas: Cristo, o Inocente reconciliou com o Pai os pecadores.
A morte e a vida travaram um admirável combate: depois de morto, vive e reina o Autor da vida.
Diz-nos, Maria, que viste no caminho?
Vi o sepulcro de Cristo vivo e a glória do Ressuscitado.
Vi suas testemunhas os Anjos, vi o sudário e a mortalha.
Ressuscitou Cristo, minha esperança: precederá os seus discípulos na Galileia.
Sabemos e acreditamos que Cristo ressuscitou dos mortos: Ó Rei vitorioso, tende piedade de nós.
Amém. Aleluia.”

O Senhor ressuscitou verdadeiramente! O seu amor e a sua misericórdia são vitoriosos para sempre!

O Senhor lhes conceda celebrar uma Páscoa com alegria: Feliz Páscoa a todos!

Roma, 15 de abril de 2017
Vigília Pascal

Frei Michael Anthony Perry, OFM
Ministro Geral