Frei Galvão abençoa as Missões
26/10/2016
Yves Leite, seminarista franciscano
Coronel Freitas (SC) – O dia de Frei Galvão, primeiro santo brasileiro e também frade da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, marcou o início das Missões em preparação para ordenação presbiteral de Frei Robson Luiz Scudela. Nesta quarta-feira, 26 de outubro, começa o Tríduo celebrativo.
Natural da comunidade de Fernando Machado, no município de Cordilheira Alta, Frei Robson irá se ordenar no próxima sábado, dia 29 de outubro, às 18 horas, na Igreja São José do Patrocínio, Matriz da Paróquia de Coronel Freitas. Sua primeira Missa será celebrada na sua comunidade de origem, no domingo, às 10 horas.
A Missa de abertura iniciou-se às 19 horas e foi presidida por Frei Edvaldo Batista Soares, frade recém-ordenado em Entre Rios (BA), e contou com a presença de Frei Robson Luiz Scudela, Frei Diego Atalino de Melo, Frei Douglas Paulo Machado, Frei Miguel da Cruz, Frei Ângelo Vanazzi, Frei Dionísio Morás, Frei Alcides Cella e o pároco Frei Moacir Longo.
Antes da saudação inicial, o grupo de missionários, composto pelos aspirantes que acabaram de completar a sua experiência das Fraternidades de Acolhimento Vocacional (FAV), irmãs, vocacionados, frades e leigos, foi apresentado para todo o povo de Coronel Freitas que participava com alegria desta celebração de envio missionário.
Na homilia, Frei Diego Melo, do Serviço de Animação Vocacional, lembrou aos missionários e a toda a assembleia da importância das missões, dizendo que “os missionários não levam Deus às pessoas, mas ajudam a descobrir esse Deus que já está lá como uma semente esperando para ser cultivada”. Destacando a importância de se iniciar uma semana missionária exatamente no dia de São Frei Galvão, Frei Diego ressaltou que o primeiro santo brasileiro foi também um grande missionário da caridade e da paz, e que a sua vida foi un constante lançar as sementes na terra boa do coração do povo, assim como nos lembrava o evangelho do dia.
Por fim, já concluindo a celebração, Frei Edvaldo chamou todos os missionários presentes para a bênção de envio, para irem, assim como Frei Galvão, missionário do amor e da paz, de coração aberto para encontrar as várias faces do Deus de Misericórdia presente nas pessoas que encontrarão.
A partir desta quarta-feira serão realizadas visitas às famílias, encontros com os jovens e celebrações vocacionais.