Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missionários partem para Angola

29/02/2016

Notícias

missionarios_angola_02

Moacir Beggo 

São Paulo (SP) – Em sintonia com os apelos do Papa Francisco e da Ordem Franciscana, três frades estudantes que concluíram o Curso de Filosofia partiram nesta segunda-feira, 29 de fevereiro, para Angola, onde vão iniciar o “estágio missionário” de um ano na Fundação Imaculada Mãe de Deus de Angola.

Ansiosos e cheios de expectativa pelo “novo” que vão encontrar nesta nova experiência, Frei Junior Mendes, Frei Jefferson Max Nunes Maciel e Jhones Lucas Martins deixaram São Paulo rumo à capital de Angola, Luanda,  às 11 horas desta segunda.  “Os três jovens que hoje partem, mesmo em meio às ansiedades próprias de ‘marinheiros de primeira viagem’, ao chegarem a Angola na madrugada deste 1º de março de 2016 serão acolhidos com muito carinho pelos frades que lá se encontram, principalmente pelos colegas com quem compartilharam o ano de noviciado”, adiantou o Ministro Provincial, Frei Fidêncio Vanboemmel.

Frei Junior Mendes batizou este momento de “Frades em saída”, fazendo referência ao pedido do Papa de uma “Igreja em saída”. “E digo assim ‘Frades em saída’ porque estamos acostumados a fazer a experiência formativa de Filosofia e Teologia e a Província nos ofereceu essa possibilidade de sair daquilo que já se tinha planejado para algo novo. E o novo sempre nos provoca, nos coloca em cheque diante da primeira atitude a ser tomada. A expectativa é deixar que Deus aja, sempre nessa perspectiva do novo que me provoca e me  faz sair da comodidade, do cotidiano. Teremos pela frente uma nova realidade, novos trabalhos e uma nova cultura. Claro, isso vai nos abastecer muito, vai nos transformar  e vai nos converter mais”, confessou Frei Junior.

missionarios_angola_01

Frei Jefferson traçou três metas para esta experiência: “Experimentar Deus no povo; na vida fraterna com meus irmãos e também abrir-se para o novo em terras distantes”, explicou. “Fazer a experiência de peregrino que São Francisco fazia”, acrescentou.

Frei Jhones se adiantou e perguntou para o seu confrade angolano Frei Cafunda [Frei Santana Sebastião Cafunda], que vai morar com ele em Quibala, “como é a cidade, o povo, o que vamos fazer?”. “A resposta dele foi assim: ‘Jhones, a gente vai viver!’. Uma vez, Frei Sassi [Vagner] falou que ‘no ordinário a gente descobre o extraordinário’. Daí, eu acredito que nesta vivência do ordinário, em Angola, vamos descobrir o extraordinário, através das pessoas, através da fraternidade, da oração, através desse abandono. Deixar esse país para ir a outro é um abandono, um desafio. É o ordinário que se torna extraordinário devido à desinstalação, à provocação do encontro, à alegria do encontro”, acredita o frade.

Segundo Frei Fidêncio, a dimensão missionária é essencial ao carisma franciscano, “pois somos chamados pelo Senhor e por Ele enviados para testemunhar ‘sua voz com a palavra e as obras e fazer saber a todos que não existe outro onipotente senão Ele’. A própria Ordem, na Ratio Formationis, solicita que devemos formar-nos para a evangelização e para a missão e isso desde a formação inicial. E pede que as experiências missionárias ad gentes sejam propostas a todos, sejam vividas e acompanhadas com gradualidade e sejam apoiadas por uma autêntica vida de comunhão fraterna”, explicou.

Frei Fidêncio lembrou que no último Capítulo Provincial ressoou muito forte o apelo e a urgente necessidade do fortalecimento da presença da Província na Fundação Imaculada Mãe de Deus, em Angola, seja para a formação como para as frentes evangelizadoras. “E a resposta concreta, depois da celebração dos 25 anos de presença em Angola, veio de cinco confrades: Frei Valdemiro Wastchuk, Frei Ângelo José Luiz, Frei Roberto Ishara, Frei Laerte de Farias dos Santos e Frei André Luiz da Rocha Henriques.  A estes cinco se acrescentam mais três frades Professos Temporários, que neste dia partem para um ano de experiência missionária em Angola. Que este envio seja abençoado por Deus!”, desejou o Ministro Provincial.

A Fundação Franciscana Imaculada Mãe de Deus de Angola está celebrando 25 anos de fundação.