Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missionários em ação no Jardim Bela Vista

23/08/2018

Notícias

bauru_230818_3

Frei Diego Atalino de Melo

Bauru (SP) – Era por volta das 10h30 quando um áudio enviado para o jovem Matheus Dias Amadori, da Paróquia Santo Antônio, começou a circular entre os missionários arrancando risos e brincadeiras de todos. Tratava-se da mensagem de uma amiga do Matheus, que não participa ativamente da Igreja, mas que havia percebido que algo extraordinário estava acontecendo na sua comunidade, de modo que decidiu pedir ajuda ao seu amigo para explicar o que ela havia acabado de presenciar. Com voz assustada, assim a moça se expressa na mensagem: Matheus, acabei de ver dois monges entrando em uma casa aqui na frente do Supermercado Panelão. Será que é um exorcismo? Não sei como eles se chamam. Só sei que são daqueles de roupa marrom, que usam um chinelinho de couro e uma corda pendurada na cintura.”

Certamente, não foi somente aquela moça que percebeu a presença franciscana na região, pois um grupo de aproximadamente 30 missionários (as), composto por frades, irmãs, aspirantes, vocacionados (as) e leigos da própria comunidade chamavam a atenção do povo de Bauru. Divididos entre as comunidades das Paróquias Santo Antônio e Santa Clara, os missionários (as) percorreram as ruas realizando visitas às famílias, enfermos, escolas e creches ao longo desse primeiro dia de missão.

Depois de tantas visitas, à noite todos se reuniram em frente à casa dos pais de Frei José Raimundo de Souza para iniciar uma procissão, animada com cantos e orações e iluminada pela luz das velas. Ao chegar na Igreja de Nossa Senhora das Dores, da Paróquia Santa Clara, o sino acolhia o povo que vinha conduzindo o Frei Zezinho, como carinhosamente é conhecido nessa comunidade que acompanhou toda a sua caminhada vocacional e que hoje se alegra por vê-lo prestes a se tornar um sacerdote.

Presidida por Frei Marcos Vinicius Motta Brugger, confrade de turma de Frei José Raimundo, a celebração foi marcada pela simplicidade de uma comunidade que está passando por reformas na sua estrutura física, como que a nos lembrar a missão franciscana do futuro presbítero de ser um verdadeiro restaurador não só de Igrejas, mas principalmente de vidas, de pessoas, de almas.

Após a homilia em que o presidente lembrou a importância de se assumir o próprio batismo, fonte de todas as vocações, Frei José Raimundo fez o seu juramento de fidelidade ladeado por crianças, algumas vestidas de anjos, que serviram como testemunhas do compromisso que ele estava assumindo.

Ao final da celebração, a benção individual dada pelos frades corou o dia de visitas, encontros e proximidade com esse povo tão querido que está nos acolhendo.

Amanhã, segundo dia do Tríduo, a celebração será às 20h na Matriz da Paróquia Santa Clara e terá como presidente Frei Alan Maia.