Missa em ação de graças marca a estreia da Rádio Frei Galvão
10/03/2025
Neste domingo (09/03), o Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá (SP), acolheu com alegria e solenidade a Santa Missa que marcou o início dos trabalhos da Rádio Frei Galvão, nova emissora católica da Fundação Frei Rogério de Curitibanos (SC) que passa a atuar a partir deste domingo na frequência 89,9 FM, em Guaratinguetá e região.
A celebração foi presidida por Frei Paulo Roberto Pereira, Ministro provincial; Frei Augusto Luiz Gabriel, presidente da Fundação Frei Rogério; Frei Alex Ciarnoski, vice-presidente da Fundação; Frei Alan Leal e Frei Diego Melo, diretores assistentes; e Frei Leandro Costa, responsável pela Comunicação do Santuário Frei Galvão.

Frei Alex, Frei Alan, Frei Paulo, Frei Augusto, Frei Diego e Frei Leandro
Esta foi a primeira celebração transmitida ao vivo pela Rádio Frei Galvão e foi retransmitida pelas redes sociais do Santuário dedicado ao santo e pelo canal do Youtube da mais nova emissora franciscana da Província.
Em sua homilia, Frei Paulo ressaltou que a missão evangelizadora dos cristãos batizados é comunicar por meio de todas as possibilidades. “A comunicação faz parte da vida. Viver é comunicar. Jesus se encarnou para comunicar o seu amor no meio de nós. Todos somos chamados a comunicar o evangelho e o amor de Deus”, salientou.
Neste primeiro domingo da Quaresma, o celebrante convidou os presentes a viverem melhor a relação com Deus através da oração, do silêncio e da súplica, superando a ideia de que somos movidos pelo pecado. “Nesta Quaresma, o que nos move não é o pecado, mas o desejo de acertar. Nesses dias, digamos: não queremos mais pecar, pois o intuito da Quaresma é buscar a graça de Deus, a salvação e a ressureição de Jesus Cristo. Estes 40 dias são o caminho que nos leva a conhecer o Senhor e a nós mesmos, é o tempo de catequese”, manifestou.
“É necessário que recordemos neste tempo, Deus atuando em nossa história, em nossa vida. Para sabermos de nossa missão, devemos perguntar ao Senhor, nos silenciar diante de Deus e ouvi-lo através da Palavra, pois durante a tentação de Jesus no deserto, Ele encontrou as repostas para vencer o diabo através das escrituras, e é lá que devemos buscar as respostas para as nossas tentações, para as dificuldades. Deus se comunica conosco o tempo todo, buscai-o através da Palavra e da oração silenciosa”, concluiu.
No momento do ofertório, colaboradores da nova emissora e membros da Pastoral da Comunicação do Santuário Frei Galvão entraram em procissão levando um microfone, um bloco de notas e um rádio, além do Pão e do Vinho.
Ao final da celebração, Frei Diego Melo, reitor do Santuário Frei Galvão, fez um agradecimento especial aos membros da diretoria da Fundação Frei Rogério, afirmando que a rádio foi um grande presente que eles deram ao município de Guaratinguetá e ao Santuário Frei Galvão. “Esta é uma grande oportunidade para que possamos divulgar Frei Galvão e a espiritualidade franciscana”, manifestou.
A Rádio Frei Galvão passou a operar oficialmente, neste domingo, na frequência 89,9 FM e estará no ar com uma programação disseminando conteúdos que promovem a paz, a fraternidade, os valores humanos e o carisma franciscano. Comprometida com a formação integral do ser humano, sua programação é estruturada em quatro pilares fundamentais: espiritualidade, jornalismo, música e informação. A rádio também estará disponível nos aplicativos para Android e IOS.
Saiba mais:
https://radiofreigalvao.org.br/
https://www.instagram.com/radiofreigalvao/
Texto: Yanca Di Giovani Silva e Érika Augusto (Pascom Santuário Frei Galvão)
Fotos: Felipe Nogueira (Pascom Santuário Frei Galvão)