Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

 Missa de Ação de Graças marca início das obras do Convento Santo Antônio

28/02/2024

Notícias

Nesta terça-feira (27), uma Missa de Ação de Graças no Convento Santo Antônio do Largo da Carioca, marcou o início das obras de troca dos elevadores do local.Os trabalhos de modernização incluem também a revitalização do túnel e outras adaptações que irão permitir mais acessibilidade ao conjunto arquitetônico.

A celebração foi presidida pelo Ecônomo da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, Frei Robson Luiz Scudela e concelebrada pelo Definidor Frei Marcos Antonio Andrade e Frei Guido Scottini. O Guardião do Convento, Frei Walter Ferreira Júnior, foi o comentarista da celebração. Também estava presente o diácono permanente Alexandre Varela, presidente da Coderte (Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro), representando o governador Claúdio Castro. A Santa Missa contou ainda com a presença do deputado estadual Fred Pacheco, do Subprefeito do Centro do Rio, Alberto Szafran; representante do prefeito Eduardo Paes; Marcelo Menudo, que representou o presidente da Câmara Municipal, Vereador Carlo Caiado; e o Capitão de Corveta e Fuzileiro Naval, Esley Rodrigues, além das lideranças das empresas responsáveis pelas obras do convento e outras autoridades.

Frei Robson ressaltou em sua homilia a importância de viver a Palavra de Deus, e não somente interpretá-la. “ Somos homens e mulheres construtores de relações. É  a partir de Deus que aprendemos como nos relacionar”. Segundo ele, a finalidade principal da obra no Convento Santo Antônio é facilitar relações para estreitar os laços entre as ruas e o espaço que será reformado. 

O Frei deu ênfase ao compromisso dos frades com o acolhimento dos filhos e filhas de Deus, que estarão mais presentes no convento após a finalização das obras de acessibilidade. “Devemos ter olhar atento e cuidador próprios do nosso carisma franciscano para que,  fiéis a ação do Espírito sejamos bons frades menores. É momento de tomada de consciência de que somos irmãos e irmãs uns dos outros, por isso, devemos favorecer o acesso. Que essa fraternidade seja sinal de irmandade, onde habitam homens construtores de relações”. Frei Robson, agradeceu à comunidade pelo apoio e empenho de todos os envolvidos. “Esse é um dia que nos reunimos para dar graças a Deus pelos passos dados a favor das obras do convento”, finalizou

Ao final da celebração, Frei Walter convidou autoridades presentes para proferir algumas palavras. Alberto Szafran falou da relevância do convento como símbolo para a população carioca, ressaltando que a obra é  importante para revitalização do centro carioca. O subprefeito destacou o compromisso do poder público municipal com os trabalhos no Convento Santo Antônio. A mesma afirmação foi feita pelo diácono permanente, Alexandre Varella, que reforçou  a importância histórica do local.

Já o deputado Fred Pacheco, que também é presidente da Comissão em Defesa da Pessoa com Deficiência da Alerj (Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro),  afirmou que as obras no convento são fundamentais para a acessibilidade. “Como diz o Papa Francisco, precisamos abrir a Igreja para o encontro com Deus. Estamos na Quaresma, tempo de conversão. O trabalho de modernização do convento é uma conversão física na casa que permite o encontro. A inclusão é para todos que precisam ir ao encontro de Deus”, afirmou.

Frei Marcos Andrade, ressaltou o momento de Ação de Graças.  Segundo ele, a palavra liturgia vem do grego, e está relacionada a ação em favor do povo. “Todos os envolvidos nessa obra vivem uma liturgia. Toda liturgia é uma ação. Que possamos fazer da nossa vida uma liturgia, uma ação nesse espaço que já completa 416 anos de história”. 

De acordo com o frade, o custo da obra é de 2 milhões de reais, sendo a  Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil a financiadora principal, com recursos advindos de sua missão evangelizadora, da colaboração das fraternidades que a compõem e da doação de benfeitores. Os trabalhos serão assumidos pelas empresas contratadas e profissionais voluntários que assumiram essa missão movidos pela devoção ao Santo e pelo reconhecimento do valor histórico e religioso do Convento.

Em atividade no estado de Minas Gerais,  o Vigário Provincial,Frei Gustavo Medella, salientou a missão evangelizadora. “A acolhida sempre foi marca importante da história do Convento Santo Antônio. Esta  obra de acessibilidade é um passo importante na direção de reafirmar o compromisso de nossa Fraternidade em manter a tradição de que o Convento se apresente cada vez mais próximo do povo”.

 

A Missa de Ação de Graças foi encerrada com a bênção dos pães de Santo Antônio  e das ferramentas e projetos que serão utilizados durante as obras no Convento. Em nome do Ministro Provincial da Imaculada Conceição  do Brasil, Frei Paulo Roberto, o presidente da celebração, Frei Robson, agradeceu a  fraternidade pelo empenho nas ações de melhoria do Convento Santo Antônio. “Fraternidade é um sinal de esperança, que revela a importância da presença franciscana nesses espaços sagrados”, concluiu.

O prazo para conclusão da obra é de aproximadamente seis meses, sendo a previsão de entrega até o final de agosto ou início de setembro deste ano. Durante os trabalhos de revitalização as atividades do Convento serão mantidas, tendo como único desafio neste período a interrupção do acesso pelos elevadores.

As  doações para o Convento podem ser feitas via PIX, com a chave 62.340.203/0003-46 (CNPJ), em nome da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil. 


Adriana Rodrigues