Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Missa abre campanha Outubro Rosa no Convento da Penha

27/09/2019

Notícias

O Convento da Penha em parceria com a AFECC (Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer) e com a Prefeitura Municipal de Vila Velha, vai promover neste sábado, dia 28 de setembro, a tradicional Missa de Abertura do movimento Outubro Rosa e uma tarde com diversas atividades em atendimento de saúde. O evento será realizado no Campinho do Convento, a partir das 14h.

Profissionais da Prefeitura de Vila Velha estarão realizando medição de índice glicêmico dos fiéis, aferição de pressão, avaliação nutricional, orientação aos cuidados da saúde da mulher, atendimento psicológico e outras ações. Como o cuidado com a saúde não envolve apenas a mulher – a mãe -, temos uma atração também para as crianças. Será montada uma tenda com atividades para as crianças. Voluntários do Convento vão divertir os pequenos com pintura facial, desenhos de colorir, contação de histórias bíblicas, além de saborosos lanches.

O Guardião do Convento, Frei Paulo Roberto Pereira, destaca a importância do trabalho desenvolvido pela AFECC e o empenho das pessoas para a realização da campanha. Ele explicou ainda que o Convento participa da campanha para reforçar a conscientização entre as mulheres e as famílias capixabas, além de levar palavras de incentivo, ânimo e encorajamento. “O Convento da Penha se une aos esforços dos que lutam por uma vida saudável e de intenso combate ao câncer. A nossa contribuição à campanha é incentivar a prevenção, as discussões na sociedade e dar coragem para o tratamento, pedir que tenham fé”, afirma.

Para a Presidente da AFECC, Marilucia Dalla, “a parceria do Convento é importantíssima para o conforto espiritual e emocional, bem como na ajuda ao alerta para a importância da detecção e tratamento precoce do câncer. É necessário que todos se unam nos cuidados com a saúde”.

 Também durante a ação no Convento, a Secretaria Municipal de Saúde fará o anúncio do programa “Fila Zero”, que consiste em um evento realizado no CEMAS (Centro Municipal de Atenção Secundária), que fica no bairro Olaria (próximo ao Centro de Vila Velha), onde mulheres de 50 a 69 anos poderão realizar o exame da mamografia, no mesmo dia, sem marcação prévia. Os dias serão divulgados no sábado (28/09), no Campinho.