Ministro provincial visita Angola para acompanhar atividades da FIMDA
26/07/2024
O Ministro provincial Frei Paulo Roberto Pereira e Frei Robson Luiz Scudela estão em Angola desde o último dia 16 de julho. Anualmente esta visita é realizada com o objeto de acompanhar as atividades da FIMDA (Fundação Franciscana da Imaculada Mãe de Deus de Angola), como as celebrações da Primeira Profissão, admissão dos Noviços e o Capítulo anual da entidade.
Especialmente neste ano, também está sendo realizada a Visita Canônica nas fraternidades, em vista do Capítulo Provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a qual a FIMDA pertence, programado para novembro. Devido à distância entre as cinco fraternidades: São Francisco de Assis, em Kilamba Kiaxi; São Damião e Seminário Monte Alverne, em Malange; Santo António, em Quibala; e Porciúncula, em Viana, o tempo é um grande desafio para os dois frades. Estas presenças desenvolvem atividades sociais, educacionais e evangelizadoras fundamentais para o fortalecimento da espiritualidade e do carisma franciscano.
Podemos afirmar que a FIMDA, considerando a presença de quase 34 anos dos frades franciscanos, tem impactado positivamente a vida do povo daquela região. No entanto, a força transformadora está na presença de Jesus Cristo, por meio dos exemplos de São Francisco de Assis, sendo amor diante do ódio, luz diante das trevas e esperança diante do desespero. Nesse contexto, Frei Paulo e Frei Robson escutam, dão voz e contribuem para uma importante reflexão dos mais de 80 frades que assumiram a missão de perseverar e cuidar da fundação e do seu povo. A missão anual dos dois frades brasileiros será encerrada no final deste mês.
Visita à Paróquia Nossa Senhora de Fátima
Dentre as inúmeras visitas, na última segunda-feira (22), o Ministro provincial esteve na Paróquia Nossa Senhora de Fátima dos Mulenvos de Cima, em Viana, acompanhados pelo pároco, Frei João Alberto Bunga.
De acordo com Frei Paulo, a visita em Angola consta na agenda de saber ouvir. “É preciso nos silenciar para poder, de fato, ouvir mais. A Igreja não é clerical, mas sim ministerial por viver em unidade e na disposicao de acolher com boa vontade a riqueza das diferenças em seus membros”.
O frade apresentou aos presentes 5 aspectos de um bom franciscano:
1 – Gostar de estar com o povo;
2 – Salvaguardar e proteger o protagonismo dos leigos;
3 – Promover a formação de pessoas adultas, com base na catequese e na Sagrada Escritura;
4 – Ser solidário com o povo;
5 – Cuidar da natureza.
Foi a partir desses pontos que o Conselho da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, reunido em grupos, fez importantes reflexões. Todos foram unânimes quanto à importância dos aspectos apresentados e ressaltaram o envolvimento dos frades da paróquia no cuidado com suas ovelhas, na promoção de ações de solidariedade e acolhimento.
Frei Paulo também sugeriu ao grupo a criação de uma casa paroquial. No entanto, o coordenador da paróquia, Augusto Cuanga, considerou a sugestão, mas acredita que a região, que conta com 4 comunidades, ainda não tem condições de acolher os frades. Ainda assim, segundo ele, mesmo com a distância, todas as comunidades celebram missas.
Esperança Graciano, coordenadora da Pastoral Juvenil, disse ao Ministro provincial que a juventude pede que ele verifique as constantes mudanças que a paróquia Nossa Senhora de Fátima tem sofrido, do ponto de vista administrativo. Ela sugeriu que o pároco permaneça no local por, pelo menos, 5 anos.
Frei Paulo Roberto Pereira, agradeceu à comunidade pelo esforço que vem demonstrando nesse período de visita em Angola. Ele salientou a generosidade e o acolhimento do povo.
No encerramento do encontro, Frei João Bunga, agradeceu, fazendo uso dos dialetos locais, ao Ministro provincial e ao Frei Robson pelo tempo que dispuseram para ouvir os membros da paróquia.
Frei João Alberto Bunga e Adriana Rabelo