Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral: “Gostaria de ouvir os irmãos em toda sua diversidade, suas dificuldades e angústias”

13/07/2021

Notícias

A manhã da eleição do novo Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores começou, neste terça-feira, 13 de julho, com a celebração da Missa do Espírito Santo, presidida pelo delegado do Papa Francisco, Cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica. Durante o processo eleitoral, o Frei Massimo Fusarelli, Ministro Provincial de Roma, foi eleito 121º Sucessor de São Francisco.

À tarde, realizaram-se consultas em grupos de Conferências para a eleição do Vigário geral e dos Definidores gerais, para posteriormente proceder ao voto consultivo para a eleição do Vigário geral, a realizar-se nesta quarta-feira, 14 de julho. As Conferências foram convidadas a apresentar ao Secretário Geral do Capítulo sua lista de candidatos ao novo Definitório Geral.

O novo Ministro Geral agradeceu ao Capítulo Geral o espírito de família, a vocação compartilhada dos irmãos da Ordem e o serviço de Frei Michael Perry e a sua liderança. Ele falou da sua visão do novo Definitório como uma equipe que trabalhará conjuntamente, e como um grupo de reflexão para ler o presente e projetar o futuro com fé e determinação. “Gostaria de ouvir os irmãos em toda a sua diversidade … (e nas) suas dificuldades e angústias”, acrescentou, e pediu a oração e a ajuda dos irmãos no caminho a seguir.

Na última sessão da tarde, a Assembleia capitular trabalhou, em conjunto, na primeira parte das propostas dos grupos e comissões, sobre os temas de Identidade e Formação. A apresentação foi feita pelo chefe da Comissão Capitular, Frei Lawrence Hayes, e o debate foi facilitado pelo Moderador do Capítulo, Frei Cesare Vaiani. O debate sobre a identidade abrangeu as áreas da vida fraterna, as expressões minoritárias, a interculturalidade, a relevância e a unidade. As contribuições para o debate sobre a formação versaram sobre a importância do acompanhamento nas crises e sobre as nossas áreas de formação comum, humana, social, missionária, pastoral, de liderança, etc. Ênfase especial foi colocada na igualdade fraterna, especialmente entre irmãos leigos e clérigos.

Depois das Vésperas, os capitulares realizaram um jantar festivo na praça em homenagem ao novo Ministro Geral.


Texto e fotos da Equipe de Comunicação do Capítulo Geral