Ministro Geral está de volta ao Brasil
20/09/2023
Depois de visitar a Província da Imaculada Conceição do Brasil no final de janeiro e início de fevereiro, o Ministro Geral da Ordem dos Frades Menores, Frei Massimo Fusarelli, está de volta ao Brasil. Desta vez, o 121º sucessor de São Francisco, acompanhado pelo Definidor Geral para a América Latina e o Caribe, Frei César Külkamp, visitam a Província do Santíssimo Nome de Jesus, com sede em Anápolis (GO). Frei Massimo e Frei César passaram nesta quarta-feira de manhã na Sede Provincial da Província da Imaculada, em São Paulo, antes de seguir viagem para participar da Semana de Formação Permanente, até o dia 23 de setembro, em Goiás.
Sua visita celebra os 80 anos da presença dos Frades Franciscanos no Coração do Brasil. Foi no dia 12 de setembro de 1943, um domingo à noite, quando 14 frades, autênticos bandeirantes da fé, migraram para o Brasil, com o intuito de escrever um novo capítulo da história da Província do Santíssimo Nome de Jesus e da igreja na América Latina.
Segundo o site dos frades de Goiás, o Ministro Geral representa a legítima sucessão de São Francisco de Assis e simboliza a unidade e comunhão de toda a Fraternidade (CCGG 7, §2). “Portanto, é com imensa alegria que recebemos essa honrosa visita. Sua presença não apenas fortalecerá nossos laços fraternos e nossa comunhão, mas também servirá como um estímulo para reforçar o espírito carismático da vida franciscana, especialmente neste contexto especial do 80º aniversário da Província do Santíssimo Nome de Jesus do Brasil e dos Centenários da OFM, que celebram 800 anos da Regra Bulada e do Presépio de Greccio”, escreve.
Em 2004, a Vice Província se tornou Província do SS. Nome de Jesus no Brasil. Atualmente ela conta com 42 frades professos perpétuos, 8 professos temporários, 4 noviços, 9 postulantes, 3 aspirantes e 1 Frade em Tempo de Provação. A atuação dos frades se estende em 10 guardianatos e 1 filial, 8 paróquias, 3 escolas e 3 emissoras de rádio. A Província tem uma casa de acolhida de vocacionados, uma de Postulantado, o Noviciado interprovincial (juntamente com a Custódia do Sagrado Coração e das Sete Alegrias de Nossa Senhora) e uma casa de Pós-noviciado.
Em seguida, Frei Massimo e Frei César viajam para a Argentina, onde visitarão a Província São Francisco Solano, em Salta, durante o Encontro Provincial Anual, de 23 a 27 de setembro, momento de celebração, reflexão e animação da forma de vida no marco do 8º Centenário da Regra e do Natal de Greccio.
Atualmente, a Província San Francisco Solano tem 59 frades de votos solenes, distribuídos em 15 Fraternidades em todo o país: desde o norte de Salta e Jujuy até o sul da província de Buenos Aires. e do mar à serra.
O primeiro antecedente que concluiria com a criação da província de São Francisco Solano na Argentina foi a constituição da Federação Franciscana de Nossa Senhora de Luján, por decreto assinado pelo Ministro Geral Frei John Vaughn, em 13 de fevereiro de 1985. Os primeiros passos para a ereção de uma nova Vice Província que se concluiria com a decisão do Conselho Geral informando – em carta de 6 de dezembro de 1988 – que havia sido tomada a decisão de tornar a Federação uma Vice Província, decisão que se tornou realidade em 26 de outubro de 1989.
Finalmente, depois de quinze anos de progresso, em 8 de dezembro de 2014, por meio de um decreto da Cúria Geral, a Vice Província passou a ser considerada Província.
Frei Massimo e Frei César foram eleitos no Capítulo Geral em julho de 2021.