Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Frei Michael propõe itinerância para a renovação

26/06/2018

Notícias

São Paulo (SP) – “É difícil acreditar que temos apenas dois dias para o fim do Conselho Plenário! Enquanto nos preparamos para deixar Nairóbi, a grande questão que colocamos é: o que acontecerá depois?”. É com este questionamento que os frades que participam do Conselho Plenário da Ordem (CPO), em andamento na capital do Quênia, Nairóbi, desde o dia 12/06, fazem próximos do encerramento do evento, no próximo dia 28. Nesta terça-feira, 26/06, os 63 frades participantes do Conselho continuaram os trabalhos tendo em vista o documento final, que vai ser elaborado em Roma pelo Governo e Definitório Geral.

O Ministro Geral, Frei Michael Perry, apontou uma direção ao questionamento. “Devemos lembrar que os frades que estamos de viagem, a itinerância não é só um meio para renovar nossas vidas, mas contém as próprias sementes dessa renovação”, disse o Ministro Geral. “Sem movimento, seja interno (espiritual) ou externo (estrutural), não haverá conversão, é simples assim!”, emendou.

A finalidade Conselho Plenário, conforme expresso no artigo 194 das Constituições Gerais, é ajudar o Ministro Geral e seu Definitório a orientar e inspirar a Ordem, para melhorar as relações entre entidades, aprofundar a comunicação entre o Cúria Geral e as Conferências (e entre as próprias Conferências) e ajudar a preparar o próximo Capítulo Geral.

Segundo Frei Alvaci Mendes da Luz, frade desta Província da Imaculada, que é um dos conselheiros do CPO, afirmou que os participantes indicaram ao Governo Geral que as discussões feitas neste encontro não podem ser perdidas, mas devem ser levadas adiante para o próximo Capítulo Geral, em 2021.

Tradicionalmente, o Capítulo Geral acontece na cidade de Assis, mas para a próxima edição, os conselheiros foram convidados a indicar um local para que ele se realize. As duas cidades com mais votos foram Jacarta, na Indonésia e Manila, nas Filipinas. “Isso pode ser o reflexo de um novo olhar da Ordem para a África e Ásia, que são dois continentes onde a Igreja cresce”, acrescentou Frei Alvaci.

cpo_260618_2

O Ministro geral, em nome do Definitório Geral, assegurou aos membros do Conselho que o trabalho de revisar todos os relatórios das Conferências, bem como o material que surgiu durante o CPO, abundante e precioso, começará imediatamente após o retorno a Roma. Depois de haver estudado toda a documentação, o Definitório Geral preparará o documento final do Conselho Plenário para toda a Ordem.

É muito provável que o Definitório Geral, com base nas deliberações do Conselho Plenário, proponha várias iniciativas em nível de toda a Ordem, por exemplo, respostas à realidade da migração, os desafios apresentados pela Encíclica do Papa Francisco Laudato Sí, evangelização e missão, etc. Isso contribuirá para criar um sentimento mais profundo de pertença a uma fraternidade mundial que é chamada a viver e a agir como participantes de nosso lar comum. Uma fraternidade comprometida com a promoção do desenvolvimento humano e espiritual integral, de acordo com a tradição e o carisma franciscano católico. Cada um dos delegados deve ser um embaixador da experiência do CPO e compartilhar os frutos da reunião em suas respectivas Conferências e entidades.

Na parte da noite, os frades participantes do CPO fizeram a renovação dos votos, na presença do Vigário Geral, Frei Julio Bunader.

Fonte: www.ofm.org

cpo_260618_1