Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Ministro Geral se despede neste domingo do Brasil

28/06/2019

Notícias

Encerrando a última etapa de sua visita ao Brasil, o Ministro Geral, Frei Michael Perry, acompanhado de Frei Valmir Ramos, Definidor da Ordem para a América Latina, visitam desde o último dia 22 de junho a Província Santo Antônio, que abrange os Estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Pará, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Na primeira parte da visita, Frei Michael e Frei Valmir estiveram em Salvador (BA), com os frades da Bahia e Sergipe. Na ocasião, eles estiveram no Mosteiro Nossa Senhora da Conceição, das Irmãs Concepcionistas (OIC). Na segunda parte, os frades estiveram em Lagoa Seca (PB), com os frades de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Na manhã do dia 25, eles visitaram Campina Grande (PB), no Mosteiro das Irmãs Clarissas. Na terceira e última parte, eles visitam a cidade de Canindé (CE), onde encontrarão os frades do Rio Grande do Norte e Ceará.

Na manhã desta sexta-feira, 28, os frades reuniram-se no Santuário São Francisco das Chagas, em Canindé (CE), para celebrar a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. A Missa foi transmitida ao vivo pelo Núcleo Televisivo do Santuário.

Em sua homilia, Frei Valmir Ramos afirmou que a Solenidade celebrada neste dia é uma reflexão sobre a bondade infinita de Deus com cada ser humano. “É o amor que impulsiona Deus para estar muito perto de nós. Por isso, entendemos que o amor brota do coração, porque nele há vida, é o coração que faz todo nosso corpo manter-se em vida”, afirmou o Definidor.

“Em seu infinito amor, Jesus deu Sua Vida por Seu Projeto, que é a salvação de todos os filhos e filhas de Deus. Um projeto de paz, justiça, amor, misericórdia, fraternidade e partilha. Um Reino onde todas as pessoas têm gosto pela vida”, acrescentou Frei Valmir.

Para o frade, a devoção ao Sagrado Coração de Jesus deve ser colocada em prática através de gestos concretos, de compaixão e partilha. “A nossa missão hoje é viver o amor intensamente, não somente de palavras, mas em ações concretas, não deixando que ninguém sofra sem a nossa ajuda, que ninguém viva na solidão sem a nossa presença, que não sofram injustiça sem a nossa colaboração para a justiça, sem que ninguém passe fome sem a nossa partilha, não deixando que nenhum filho de Deus sinta-se desemparado, sem a nossa presença de irmão e irmã”, concluiu o pregador.

A visita termina no próximo domingo, dia 30.


Custódia Sagrado Coração de Jesus

De 15 a 20 de junho, Frei Michael Perry e Frei Valmir Ramos visitaram a Custódia Sagrado Coração de Jesus. Eles iniciaram a visita na Custódia Sagrado Coração de Jesus em Uberlândia (MG), onde foram recebidos pelo Custódio, Frei Fernando Aparecido dos Santos, e reuniram-se com as Clarissas do Mosteiro Monte Alverne, onde celebraram juntos a Eucaristia. A Custódia está presente no Nordeste e Centro-Oeste do Estado de São Paulo, o Triângulo Mineiro e Alto do Paranaíba.

Em Uberlândia, ele visitou um bairro na periferia, onde os frades acompanham a luta de mais de 700 famílias para obter uma moradia com dignidade. No domingo, 16 de junho, celebraram a Missa com a comunidade paroquial e a Família Franciscana e encontram-se fraternalmente com os frades e religiosas franciscanas. À tarde, estiveram com um numeroso grupo de jovens que frequentam a Paróquia e realizam atividades evangelizadoras.

Na segunda-feira, dia 17, Frei Michael e Frei Valmir foram a Bebedouro, em São Paulo, onde visitaram as obras sociais assistidas pelos frades. A primeira visita foi à Casa de Clara, que acolhe crianças e adolescentes abandonados ou retirados de suas famílias devido à violência, negligência ou consumo de drogas. À tarde, Frei Michael esteve com a Família Franciscana local.

No dia 18, o Ministro Geral visitou o Educandário Santo Antônio, outra obra social na cidade de Bebedouro, que há mais de 50 anos atende quase 300 crianças e jovens carentes, promovendo atividades educacionais, culturais e esportivas.

Neste mesmo dia, Frei Michael foi a Franca (SP), onde está a Sede da Custódia, onde no dia seguinte visitou uma creche com 98 crianças. Na parte da manhã, reuniu-se com os jovens frades da Formação Inicial e à tarde esteve com quase todos os frades da Custódia.

Na tarde do dia 19, presidiu a Eucaristia e recebeu os votos solenes de Frei Everton Leandro Piotto na igreja São Judas Tadeu, em Franca (SP).

No último dia da visita à Custódia, depois de celebrar a Solenidade de Corpus Christi em uma área pastoral, o grupo dirigiu-se a Ribeirão Preto (SP), onde reuniu-se com a Família Franciscana local, de onde seguiram para a última parada da visita, na Província Santo Antônio, com sede em Recife (PE).


CONFIRA AS VISITAS ANTERIORES:

Província São Francisco

De 2 a 8 de junho, Frei Michael esteve na Província São Francisco, no Rio Grande do Sul. Na Cúria Provincial, ele esteve com os frades idosos e enfermos. No mesmo local, reuniu-se com o Definitório Provincial para partilhar os desafios da Ordem. No dia 4 de junho, o Ministro Geral visitou o Centro de Promoção da Criança e do Adolescente (CPCA), trabalho social coordenado pelos frades, localizado no subúrbio de Porto Alegre. O CPCA mantém vários projetos para a proteção e desenvolvimento de milhares de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

No dia 5, Frei Michael encontrou-se com os frades na cidade de Daltro Filho (RS), onde refletiu sobre a identidade franciscana, a missão dos frades hoje e alguns desafios da Ordem diante das rápidas mudanças no mundo e na Igreja. Frei Inácio Dellazari, Ministro Provincial, e os demais frades da tiveram a oportunidade de falar sobre os desafios da Província São Francisco.

No dia 6, retornando a Porto Alegre, Frei Michael celebrou com a Família Franciscana na Paróquia São Francisco e participou de uma confraternização. Além da Ordem Franciscana Secular, estiveram presentes religiosas de outros cinco institutos franciscanos e leigos da Paróquia.

Na manhã do dia 7, Frei Michael visitou o Instituto de Estudos Superiores dos Frades Capuchinhos e a Escola Superior de Teologia Franciscana (ESTEF), onde os frades estudantes fazem sua formação em Teologia e de Espiritualidade Franciscana e onde alguns frades professos dão aulas.

Ao final da visita, Frei Michael celebrou com as Clarissas no Mosteiro de São Damião em Porto Alegre. Em seu aniversário, 7 de junho, o Ministro Provincial celebrou com os frades na Cúria Provincial.

Província Santa Cruz

Entre os dias 9 e 14 de junho, Frei Michael Perry e Frei Valmir Ramos estiveram na Província Santa Cruz. No dia 8, chegaram a Belo Horizonte, onde está a Cúria Provincial e foram recebidos por Frei Hilton Faria de Souza, Ministro Provincial, e pelos frades da fraternidade local, incluindo os frades enfermos que vivem ali.

No dia 10, reuniram-se com os frades Under Ten para uma conversa. Frei Michael escutou suas partilhas e falou sobre a necessidade de estarem sempre abertos ao acompanhamento e a importância da criação de espaços de diálogo interno e externos.

No dia 11, Frei Michael visitou o noviciado da Província, onde também vivem os noviços da Província São Francisco e da Custódia São Benedito da Amazônia. Ali também reuniu-se com os frades da zona Norte de Minas Gerais.

Na manhã do dia 12, Frei Michael visitou e celebrou a Eucaristia no Santuário da Serra da Piedade, no alto da montanha. Ali se reuniu com os guardiães da Província e escutou seus desafios na assistência das fraternidades.

Na parte da tarde, de volta a Belo Horizonte, o Ministro geral participou de uma reunião com membros de uma comunidade islâmica e outras religiões para comemorar os 800 anos do encontro de São Francisco com o Sultão.

No dia 13 de junho, Frei Michael e Frei Valmir estiveram em Divinópolis, reunidos com os frades da parte central e sul do Estado e com frades estudantes de diversas etapas da formação. À noite, Frei Michael presidiu a solene celebração de Santo Antônio, com a igreja repleta de devotos.

Fotos e informações: Site da OFM