Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mesa Redonda de Ensino Religioso

22/12/2021

Notícias

Ao longo do ano, algumas Unidades do Colégio Bom Jesus realizaram um evento que virou marca na área de Ensino Religioso: “Mesa Redonda de Ensino Religioso”.

O evento consiste em um encontro entre líderes religiosos de diferentes Tradições Religiosas e os alunos do 9.º ano do Ensino Fundamental.

Durante o evento, os alunos realizam perguntas referentes a temas ligados aos princípios e práticas das Tradições Religiosas, ouvindo atentamente às repostas dadas pelos líderes religiosos da Umbanda, do Candomblé, do Judaísmo, do Espiritismo, do Islamismo, do Cristianismo Católico e Evangélico, do Budismo e de outras Tradições Religiosas. São momentos importantes para o diálogo, o conhecimento, a acolhida e o respeito ao diferente.

As Unidades onde ocorreram os eventos são: Bom Jesus Centro, Bom Jesus Seminário, Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, Bom Jesus Divina Providência, Bom Jesus São Vicente de Araucária, Unidades Bom Jesus de Petrópolis e Bom Jesus Internacional Aldeia.

Em algumas Unidades, o evento correu de forma presencial e, em outras, de forma on-line, via Google Meet, com o acompanhamento dos pais. Participaram também gestores, assessores pedagógicos e professores que auxiliaram na realização de cada evento.

Festa Judaica do Hanucá

No dia 6 de dezembro de 2021, na Sinagoga do Centro Israelita do Paraná, em Curitiba, ocorreu a cerimônia de encerramento das festividades judaicas do Hanucá, na qual estiveram presentes líderes religiosos do Cristianismo, Judaísmo, Islamismo, Candomblé, Umbanda, Espiritismo e autoridades do poder público. O objetivo do evento inter-religioso, de acordo com o Rabino Pablo Berman, era acender “uma luz entre todas as tradições religiosas para encher o mundo de entendimento, paz e inspiração”. Participaram desse evento, representando a Ordem dos Frades Menores (OFM) e o Colégio Bom Jesus, o Frei Claudino Gilz e o Professor de Ensino Religioso, Mário Renato Longen.


Fonte: Colégio Bom Jesus.