Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Papa marca encerramento do Congresso

21/08/2016

Notícias

cen_210816

O 17º Congresso Eucarístico Nacional (CEN) terminou neste domingo (21) como um marco inaugural de um novo tempo de esperança para Amazônia e para todo Brasil, afirmou o Arcebispo de Aparecida (SP), Cardeal Raymundo Damasceno, ao presidir a Missa da manhã. Ontem, sábado, foi lida por Dom Cláudio Hummes a mensagem do Papa Francisco para o Congresso.

“Confirmando a fé do povo, tratando da catequese, recordando prática da oração e do exercício da caridade na vida quotidiana, será dada especial ênfase à igreja doméstica, que é a família, no seio da qual nascem e são educadas as futuras gerações de cristãos e missionários”, escreve o Pontífice.

“Enquanto os fiéis, numerosos, receberem os sacramentos da Reconciliação e da Eucaristia e reconhecerem o Senhor na fração do pão (cf. Lc 24, 31), adorarem-no com piedade e conduzirem-no em procissão na união dos irmãos no único Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja, estaremos presente também Nós e Nos alegraremos sobremaneira, e desejamos já exortar à caridade os que mais dela carecem: ‘do amor mútuo e, em particular, da solicitude por quem passa necessidade, seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo’ (São João Paulo II, Mane Nobiscum, Domine, 28)”.

Continuem a obra
“Levando já em conta, com gratidão e admiração, os maduros frutos da fé e do apostolado, oriundos do anúncio do Evangelho com o auxílio da graça divina, invocamos humildemente o Espírito Santo para que se digne também no nosso tempo impulsionar à continuação da obra de evangelização, com fervor, muitos sacerdotes, religiosos homens e mulheres e fiéis leigos, pela intercessão da Santíssima Virgem Maria de Nazaré e de todos os santos, especialmente daqueles que, no Brasil, anunciaram a fé em Cristo pela vida e pelo trabalho”. Francisco termina sua mensagem concedendo a sua Bênção Apostólica a todos os que estão presentes ou unidos ao evento pelos meios de comunicação.

DESAFIOS
Dom Damasceno destacou os desafios do anúncio de Jesus Cristo nestes tempos, confrontado com “forças contrárias” ao Evangelho. Muitos cristãos, disse ele, sofrem por causa da perseguição, baseada na intolerância religiosa, muito mais frequente que na primeira era cristã.

O cardeal também condenou a “sociedade materialista” que sofre por uma crise de esperança e esvaziamento. Todavia, afirmou que os problemas da humanidade devem estimular os cristãos a construírem um novo tempo, a serem misericordiosos, crendo que a Eucaristia desperta no homem o sentido da vida.

Dom Damasceno ressaltou que não se pode esquecer os apelos do Papa para este Ano Santo da Misericórdia. “Não esqueçamos, adverte o Papa Francisco, que no entardecer desta vida seremos examinados pelo amor. Rogamos à bem-aventurada sempre Virgem Maria, no dia em que celebramos a sua assunção ao céu, que nos ajude a ser renovados com a força da Eucaristia, verdadeiros discípulos missionários, empenhados na realização do trabalho de evangelização em nosso país tanto necessita”.

Para o Arcebispo de Aparecida, o 17º Congresso, que termina neste domingo, 21, é um marco inaugural de um novo tempo de esperança para Amazônia e para todo Brasil.