Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Mensagem do Ministro Provincial às Clarissas

09/08/2012

Notícias

“Vendo o bem-aventurado Francisco que nós, embora frágeis e fisicamente sem forças, não recusávamos nenhuma privação, pobreza, trabalho, tribulação, nem humilhação ou desprezo do mundo, e até julgávamos tudo isso as maiores delícias, como pôde comprovar frequentemente em nós a exemplo dos santos e dos seus frades, alegrou-se muito no Senhor. E movido de piedade para conosco, assumiu o compromisso, por si e por sua Ordem, de ter sempre por nós o mesmo cuidado diligente e a mesma atenção especial que tinha para com seus irmãos”.

(Do Testamento de Santa Clara, 27-29)

Caríssimos irmãos e irmãs, queridas Irmãs da Ordem de Santa Clara!
Paz e Bem!

Em visita recente aos mosteiros de Lages (SC), Gávea, Araruama e Nova Iguaçu (RJ) –  ainda neste mês visitarei os mosteiros de Guaratinguetá (SP) e de Colatina ES) – pude sentir o imenso júbilo das irmãs por estarem vivendo este tempo da graça dos 800 anos da Vocação de Santa Clara e do surgimento do Carisma Clariano. É sobre este momento de celebração e júbilo que gostaria de fazer uma especial dedicação a todas as nossas Irmãs Clarissas.

Clara de Assis, 800 anos!
Clara de Assis, uma vida vivida com intensidade no silêncio do pequeno Mosteiro de São Damião, atravessou a história porque “foi a esposa que, enquanto viveu, morta para o mundo, agradou tanto a Deus altíssimo pelas virtudes que desejou e praticou”. Uma vida que se perpetuou porque “virou as costas para o que é caduco e transitório e, voltando-se para as coisas que tinha à sua frente, esqueceu as de trás e prestou ouvido atento e pronto à voz de Deus” (do Processo de Canonização de Santa Clara).

800 anos, a história de um Carisma!
Clara de Assis, mais do que um nome próprio, é a história de um carisma de “admirável clareza”. Carisma que brilha qual nítido espelho, reluzindo o privilégio da mais alta pobreza contemplado e vivido a partir do Mistério da Encarnação, princípio do Espelho! Carisma que cresceu na calada do Mosteiro de São Damião, “cuja luz e clarão se espalharam amplamente pelo mundo inteiro”.  Não só Clara, mas seu carisma é “árvore destacada e eminente, de ampla ramagem, que deu doce fruto da religião no campo da Igreja, e em cuja sombra agradável e gostosa acorreram e acorrem de toda parte muitas discípulas de fé para saborear um fruto tão especial” (Bula de Canonização de S. Clara).

Caríssimas Irmãs!
Palavras que Santa Clara perpetuou no seu Testamento não podem ser apagadas da memória, isto é, que o nosso Pai São Francisco de Assis assumiu o compromisso, por si e por sua Ordem, de ter sempre por vós o mesmo cuidado diligente. Por isso, em nome de todos os Confrades da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, no mesmo cuidado e zelo, desejo saudar todas as nossas queridas Irmãs Clarissas nesta grande festa jubilar do 8º Centenário do Carisma Clariano. Que a bênção do Pai São Francisco se estenda sobre cada Irmã e sobre todos os Mosteiros. E das Irmãs esperamos sempre as bênçãos da nossa Mãe Clara. O Senhor esteja sempre conosco e oxalá estejamos também sempre com Ele. Amém!

Frei Fidêncio Vanboemmel, OFM
Ministro Provincial
Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil