Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

‘Live’: Bate-papo, momento de oração e de reflexão vocacional

24/04/2021

Notícias

    Imagens: captura de tela da transmissão digital

São Paulo (SP) – O Serviço de Animação Vocacional (SAV) da Província da Imaculada Conceição fez neste ano o primeiro encontro vocacional através de uma live, transmitida diretamente do Santuário Frei Galvão, em Guaratinguetá, que desde o dia 11 deste mês tem a assistência dos frades da Província. Este momento virtual foi necessário devido ao crescimento da pandemia e reuniu, no estúdio da TV Web Frei Galvão, o reitor e animador vocacional da Província, Frei Diego Melo, e os postulantes Marcos Antônio de Morais Junior e Samuel Cavalcanti do Amaral, que animou o encontro com sua voz e violão.

Frei Diego lembrou que em Guaratinguetá está o Seminário Frei Galvão, a casa de formação para a etapa do Postulantado da Província. Um pouco do dia a dia dos postulantes foi mostrado em vídeo. Participaram ainda desta Live Frei Leandro Costa e Frei Ruan Felipe Sguissardi, diretamente de Concórdia, em Santa Catarina. Eles farão o trabalho vocacional visitando as Fraternidades da Província neste ano.

“Ambos estamos na missão no Oeste Catarinense, mais precisamente na cidade de Concórdia (SC), em missão da animação vocacional”, adiantou Frei Leandro. Frei Ruan leu uma passagem da Regra Não Bulada de São Francisco: “Se alguém, querendo, por inspiração divina, receber esta vida, vier aos nossos frades, seja benignamente recebido por eles”.

“Então, é com esta motivação de São Francisco que nós queremos estender esse convite a você jovem, que está participando desta live vocacional. Se for por inspiração da ação divina, venha, junte-se ao nosso grupo, à nossa Ordem e venha experimentar essa Regra de vida dos frades e o Evangelho de Deus, dito e vivido por São Francisco”, convidou Frei Leandro.

Este encontro aconteceu na véspera do 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor e o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Presbiterais e Religiosas. “É com alegria que hoje estamos reunidos, de modo virtual, mas com o nosso coração em festa. Domingo do Bom Pastor, domingo de Oração Mundial pelas Vocações. E não poderíamos deixar esta data tão significativa passar em branco”, disse Frei Diego.

Marcos Antônio de Morais Junior (no alto) e Samuel Cavalcanti do Amaral (abaixo)

O Evangelho do Bom Pastor serviu de base para a reflexão. “Este é o evangelho que você vai ouvir neste final de semana, nas nossas igrejas, através da internet. Este é o Evangelho que fala do Bom Pastor. Um pastor que não se aproveita das suas ovelhas, mas que entrega a própria vida por elas. Falar de vocação significa falar de uma resposta a um convite, a um chamado desse Pastor, que dá a vida por cada um de nós e que nos convida também a fazermos o mesmo”, lembrou Frei Diego, pedindo para cantar “Tu és, Senhor, o meu pastor por isso nada, nada, me faltará”.

O frade explicou que foram programadas neste ano quatro Lives vocacionais enquanto a pandemia não permite os encontros presenciais. Frei Diego informou que os encontros serão em todo o território da Província, ficando marcado o próximo para o dia 26 de junho no Convento São Boaventura, em Campo Largo (PR), onde estão os frades professos temporários do tempo da Filosofia.

A pedido de Frei Diego, os postulantes Marcos, de Agudos (SP), e Samuel, de Nilópolis (RJ), falaram de suas vocações e do processo vocacional.

Depois o frade falou diretamente para os jovens em processo de discernimento: “Não protele muito. Quem sabe seja hoje o dia de responder com alegria. Ou quem sabe você, que está nos acompanhando, conheça alguém na sua comunidade que demonstra esse interesse pelas coisas de Deus. Você pode ser também um canal, um animador ou animadora vocacional e questionar esse jovem: ‘quem sabe o seu caminho não seja a vida religiosa franciscana’? Seja um animador vocacional”, pediu Frei Diego.

Frei Diego também destacou a carta do Papa Francisco escrita para este 58º Dia Mundial de Oração pelas Vocações. “Já que estamos neste ano de São José, o Papa Francisco escolheu três palavras-chave para nos ajudar a refletir sobre a vocação. A primeira é sonho, tomando a capacidade de São José ouvir os sonhos, interpretá-los e se abrir para o sagrado, para o transcendente, para estar aberto aos sonhos de Deus. O Papa Francisco nos fala que toda vocação nasce pelo desejo de sonhar coisas grandes, sonhar alto, sonhar projetos que enchem a alma”, explicou, recordando a vocação de Frei Alberto Eckel, seu colega de turma no Seminário. “Celebrar o sonho, é celebrar esse ideal de alguém que nunca desiste. De alguém que alimenta e acalenta esse sonho”, acrescentou.

Uma segunda palavra que marca o itinerário de São José e de sua vocação é o serviço. “Outro aspecto bonito é o da fidelidade, que o Papa destaca. É importante a gente começar bem, mas mais importante é ser perseverante até o fim”, destacou Frei Diego. Para ilustrar esse momento, foi mostrado um vídeo da Casa Acolhedora de Bragança Paulista, onde estão os frades idosos e enfermos da Província (VEJA O VÍDEO). “Fidelidade tem a ver com perseverança, persistência, com dedicação. Esses dois jovens estão no segundo ano do Seminário. Eu estou um pouquinho mais. Mas tem muita gente, muitos frades, que doaram e gastaram suas vidas pelo reino de Deus”, frisou o reitor do Santuário Frei Galvão.

“A gente quer dizer, com esse vídeo, que vale a pena ser franciscano. A gente quer dizer que vale a pena seguir o sonho e se colocar a serviço, que vale a pena seguir esse Pastor que dá a vida pelas suas ovelhas e que, por isso, também a gente gasta a vida por essa causa do Reino”, disse, agradecendo a todos que participaram desta Live.


Moacir Beggo