Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Lançamentos Vozes: espiritualidade, autoajuda, economia…

26/09/2019

Notícias

Caminho de Iniciação à Vida Cristã com adultos

Este livro apresenta um caminho catequético de iniciação e amadurecimento da fé e da vida cristã. Com esta intenção os encontros e as celebrações propostos têm como finalidade contribuir para desenvolver a formação de modo processual e progressiva dos adultos, para que se tornem discípulos missionários de Jesus Cristo.

A metodologia proposta para desenvolver os conteúdos oferece a oportunidade de aprofundar o entendimento sobre a vida cristã a partir da Palavra de Deus e dos tempos litúrgicos, proporcionando aos adultos em processo catequético tornarem-se, gradativamente, cristãos comprometidos com a vida e a dignidade humana na construção do Reino.

Nº DE PÁGINAS: 192

 

Sendo você mesmo

Liberte-se do ego, Cure suas emoções e Renove sua energia

Mike George

Parece que poucos de nós conhecemos a nós mesmos como realmente somos. Todos os dias somos cercados e atacados por milhares de imagens e de vozes nos dizendo quem e o que poderíamos e deveríamos ser. Mesmo amigos e colegas muitas vezes querem que você seja a versão que eles têm de você! Assim, todos nós aprendemos a “criar” um ego, que é um falso senso de identidade. Mas não é amplamente reconhecido que nosso ego é a causa de todo o nosso estresse, tristeza e sofrimento.

Entenda o ego e você entenderá quase tudo! Incluindo o porquê de você sentir o que sente, por que você não se conhece muito bem, por que as pessoas podem se comportar de modos estranhos e violentos e por que tantas partes do mundo agora são locais de insegurança e crescente divisão.

Mike desvela os muitos modos nos quais você esquece quem você é e como, desse modo, torna-se muitas coisas, desde um pouco aborrecido a enfurecido, de uma ansiedade branda a habitualmente amedrontado, de brandamente desconfortável a altamente estressado.

Ele mostra como “ser você mesmo” e, desse modo, redescobrir tudo o que sempre busca em tudo o que faz, ou seja, paz no coração, amor nos relacionamentos e felicidade na vida.

Em seu habitual estilo nitidamente focado e cheio de insights Mike revela claramente:

Por que é impossível ser você mesmo enquanto estiver criando um ego.
Por que o ego é tudo o que estáno caminho de sua felicidade.
Por que toda emoção é um sinal de um ser adoentado.
Como é uma vida sem ego ecomo ela é sentida.
Como escolher o que você “sente” em qualquer lugar e a qualquer hora.
Como recuperar seu estado natural e ser você mesmo… novamente!

Mike George “interpreta” uma série de papéis, incluindo o de autor, de professor espiritual, coach, orientador de gestão, mentor e facilitador. Ele reúne as três vertentes-chave do século XXI: inteligênciaemocional/espiritual, desenvolvimento de liderança e “desaprendizagem contínua”.

Nº DE PÁGINAS: 216

 

Ética econômica das religiões mundiais
Ensaios comparados de sociologia da religião
Volume 3 – O judaísmo antigo

Max Weber

O terceiro volume de Ética econômica das religiões mundiais traz um minucioso estudo do período inicial do processo de constituição do povo judeu. Publicado nesta forma monográfica apenas em 1920, “O judaísmo antigo” é um dos últimos trabalhos de Max Weber.

Na busca por explicar a origem de alguns dos elementos mais característicos da religião judaica, Weber começa com uma descrição detalhada das condições climáticas e geográficas do território de Israel para então analisar a constituição social e política da região na sua antiguidade, sempre interessado na relação com o desenvolvimento de práticas rituais e religiosas – estilo que caracteriza toda a obra. Em um passo central da investigação, Weber descreve as condições de fundação da Aliança das tribos judaicas e as razões histórico-sociais da sua forma de relação com outros povos, esclarecendo também antecedentes econômicos e a origem de diversas instruções do Antigo Testamento.

Ao tratar especificamente a formação do povo judeu, Weber analisa ainda a relevância constitutiva do exílio, do isolamento ritualístico e da moral judaica, e expõe – em uma das teses fundamentais do estudo – a particularidade para ele talvez mais fundamental dos judeus da época: a de um povo que mesmo disperso mantinha uma identidade tão forte a ponto de conservar por gerações um caráter estrangeiro onde quer que fincasse raízes – a particularidade de um povo pária.

Concluída pouco antes da morte do autor, esta é uma análise fundamental para qualquer compreensão do judaísmo não apenas nos aspectos religiosos, mas na sua origem histórica e social.

Nº DE PÁGINAS: 488

 

Feliz do jeito certo
Passos para a felicidade

Padre Elias Silva

A busca pela felicidade sempre norteia o ser humano. Mesmo que ele não tenha consciência em cada ação, atitude e escolha, traz em si o objetivo final de ser feliz. Contudo, esse anseio carrega a falsa ideia de “felicidade” onde não há a possibilidade do recomeço, do sofrimento, da tristeza, das cruzes… E, na verdade, a felicidade é, antes de tudo, ser gente, se reconhecer quem é, para que, assim, Deus assuma seu papel na nossa existência. E ainda, precisamos reconhecer que a felicidade é um eterno gerúndio, que se constrói, se conquista, se decide, passo a passo.

Padre Elias Silva deseja que este livro faça você compreender ainda mais os sonhos e desejos de Deus para a sua vida, nunca negando sua humanidade, mas a partir dela construindo dia a dia a felicidade como um dom divino.

Padre Elias Silva. Quem sou eu? Sou um ser humano frágil e limitado, que busca sempre lembrar desta realidade tão essencial para ser feliz. Na busca pela felicidade do jeito certo, tornei-me sacerdote há 7 anos, na Diocese de Uruaçu, em Goiás. Hoje exerço inúmeras atividades e ações pastorais em minha diocese. Atualmente sou  coordenador nacional da Pastoral Vocacional – CNBB, e apresento o programa “Feliz do Jeito Certo” na TV Evangelizar. Acima de tudo, sou alguém que continua acreditando no ser humano e na ação amorosa de Deus.

Nº DE PÁGINAS: 104

 

O mundo completo da Mitologia Grega

Richard Buxton

Nenhum outro grupo de narrativas exibe maior riqueza e conteúdo, e certamente nenhum foi mais influente do que aquele que conhecemos como a “mitologia grega”. Relatos textuais e imagens visuais recordando as façanhas dos seus deuses e deusas, heroínas e heróis, são encontrados já no I milênio a.C. e continuaram a ser produzidos, numa série aparentemente inexaurível de variações e reinterpretações, até os dias de hoje.

Os significados que as pessoas encontraram nessas histórias variaram enormemente ao longo do tempo, ao sabor das perspectivas contrastantes através das quais diferentes culturas enxergaram do legado da Grécia antiga, e essa habilidade camaleônica para adaptação tem sido, obviamente, fator decisivo para sua sobrevivência.

Um dos temas mais salientados nesta obra é a diversidade dos mitos gregos. Há inúmeras variações: entre autores, gêneros, períodos históricos, localidades. Isso significa que a noção de “completude”, que o título implica e aspira, há de permanecer um ideal inatingível? Se “completo” significa narrar cada uma e todas as variações de cada um dos mitos, então a resposta será sim – embora não seja lá uma grande perda, pois tal empreitada, se levada ao pé da letra, afogaria o leitor num dilúvio de detalhes.

O que podemos fazer, porém, é oferecer um quadro abrangente do mundo da mitologia grega – seus contornos e horizontes imaginativos, motivos e preocupações recorrentes, que emprestam sentido às histórias.

Este objetivo, factível e válido, é o foco destas páginas.

Nº DE PÁGINAS: 256

 

Segundo tratado sobre o governo civil e outros escritos

John Locke

No Segundo tratado John Locke começa com um relato do estado de natureza, condição em que os homens são livres e iguais; mas não é “um estado de permissividade” onde um possa prejudicar o outro. O “estado de natureza” tem uma lei de natureza para governá-lo, a que todos estão sujeitos; e a razão, que é aquela lei, ensina a todo o gênero humano que, sendo iguais e independentes, ninguém deve prejudicar o outro em sua vida, saúde, liberdade ou posses.

Para Locke, quando o homem transgride a lei da natureza, torna-se um inimigo da humanidade e merece ser punido, pois renunciou à razão.

John Locke (1632-1704) foi um pensador inglês autor de diversas obras fundamentais para o pensamento filosófico e político como Ensaio sobre o entendimento humano; Segundo tratado sobre o governo civile Carta sobre a tolerância. Essas obras foram escritas durante os anos de exílio e no calor da hora da Revolução Gloriosa de 1688 na Inglaterra.

Nº DE PÁGINAS: 392