Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Manuscritos recém-descobertos serão lançados no RS

24/11/2016

Notícias

livro_241116Nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, às 10h30, será lançado o livro “A vida descoberta de Francisco de Assis” com a presença do autor francês Jacques Dalarun, na abertura do Congresso sobre a Idade Média, no Salão de Atos da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS ).

O texto do manuscrito é atribuído por Jacques Dalarun a Tomás de Celano (1200-1265) e foi encontrado em um pequeno pergaminho (120x82mm, 22 fólios de pergaminho) que estava sendo vendido on-line no início de 2015 e traz fatos até então desconhecidos sobre a vida de um dos santos mais populares de todos os tempos.

A tradução da obra para o português “possibilitará ao público brasileiro acesso a um manuscrito medieval inédito, cuja descoberta teve repercussão mundial, principalmente pela importância de seu protagonista, Francisco de Assis”, comenta o tradutor do livro, o professor de História Medieval da UFRGS, Igor Salomão Teixeira.

A publicação da obra engloba atividades do projeto de pesquisa “Os Tempos da Santidade: Processos de canonização e Relatos hagiográficos dos santos mendicantes (séculos XIII e XIV)”, da universidade. A obra de Dalarun, publicada na França em 2015, além da versão brasileira, recebeu traduções para idiomas como alemão, inglês, italiano e espanhol.

O livro estará à venda durante a abertura do evento e no portal da Editora da UFRGS www.ufrgs.br/editora/ a partir desta segunda-feira (28).

Sobre o autor:
Jacques Dalarun (1952) é um historiador medievalista francês autor de mais de 30 livros com ênfase no estudo da religiosidade mendicante no século XIII. Especialista em temas da história da Ordem dos Frades Menores, o autor organizou, dentre outras obras, em 2009 uma grande coleção cujo título Francisco de Assis: Escritos, Vidas e Testemunhos encabeçou as comemorações do oitavo centenário daquela Ordem religiosa.

Editora da UFRGS:
Criada em 19 de março de 1971, a Editora da UFRGS é hoje um órgão suplementar vinculado à Pró-Reitoria de Coordenação Acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Está entre as mais importantes editoras acadêmicas brasileiras e já publicou centenas de títulos ao longo de sua história, muitos deles premiados em instâncias do mundo cultural e científico. É sócia-fundadora da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) e associada da Câmara Rio-Grandense do Livro. Além disso, está sempre presente na Feira do Livro de Porto Alegre.

Veja mais informações na página: www.facebook.com/editora.ufrgs/