Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Juventude Franciscana se reúne em Bebedouro

17/10/2016

Notícias

jufra_171016

A Juventude Franciscana (Jufra) do Estado de São Paulo se reuniu nos dias 14, 15 e 16 de outubro no Educandário Santo Antônio na cidade de Bebedouro para realização do Congresso Ordinário Avaliativo 2016. Com o tema: “A minha Juventude é Franciscana” e o lema: “Ide sem medo, para servir!”, cerca de 90 Jufristas do Estado, representantes da Ordem Franciscana Secular e membros do Secretariado Nacional da Jufra do Brasil fizeram a maravilhosa experiência de fraternidade conosco e participaram de momentos importantes para a caminhada da Jufra de São Paulo.

Na noite da sexta-feira começaram a chegar as primeiras fraternidades, e assim se seguiu durante toda a noite. Na manhã do sábado, após a oração e o café, a cerimônia de abertura compôs a Mesa do Congresso, e, em seguida, a jovem Ana Carolina, ex-jufrista pertencente a OFS de São João Del Rei, refletiu sobre o tema e lema do congresso, de maneira muito clara e interativa com os irmãos e irmãs presentes.

Em seguida, iniciamos a apresentação de relatórios, tanto das fraternidades locais, quanto dos membros do Secretariado Regional. Ao final dos relatórios, os jovens foram liberados para o banho e para conversarem, e foi a vez de falar diretamente com os irmãos da OFS. Nossa animadora fraterna regional, Maria Stefani, apresentou a cartilha da animação fraterna aos irmãos da OFS presentes, e o secretário regional, Mateus, apresentou pistas e propostas de como iniciar uma fraternidade de Jufra, apoiado na cartilha de novas fraternidade da Jufra do Brasil.

O espaço também foi de troca de experiências, entre os irmãos da OFS que possuem Jufra nas suas cidades e aqueles que ainda não possuem. Logo mais à noite participamos junto com a comunidade da Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Frei Edvaldo Soares, OFM, assistente espiritual da Jufra das Chagas. Após o jantar, o Secretariado Fraterno Regional se reuniu de modo extraordinário para eleger o novo secretário fraterno regional de Formação, sendo eleito o irmão Vinicius, da fraternidade das Chagas em São Paulo.

Em seguida, as fraternidades fizeram apresentações culturais, mostrando muita criatividade e dinamismo. No domingo pela manhã, após a oração e o café, o grupo foi dividido: os irmãos convocados voltaram para a plenária para que fossem aprovadas as alterações do Estatuto Regional da Jufra de São Paulo, e os demais irmãos participaram de uma atividade, onde puderam descobrir um pouco mais o que é a Jufra. O Congresso encerrou com o almoço e a certeza de que o Senhor nos tem abençoado muito, e que muito trabalho ainda precisa ser feito. Revigorados pela graça da fraternidade, retornamos às nossas casas e, em abril de 2018, nos encontraremos novamente em Ribeirão Preto.

Que Santa Rosa de Viterbo, padroeira da Juventude Franciscana, possa abençoar todos nós, jovens, que nos empenhados em buscar cada vez mais viver o Santo Evangelho de maneira alegre e seguindo os passos de Francisco de Assis! Que a mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil, cubra-nos com seu manto e nos ajude a sermos perfeitos seguidores de seu Filho.

Secretariado Fraterno da Juventude Franciscana – Sudeste III