Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens vocacionados se encontram no estágio de Guaratinguetá

05/11/2012

Notícias

Testemunhos

Nosso estágio vocacional foi uma experiência muito boa, mas principalmente edificante, pois sentimos um “gostinho”, um aperitivo do que será a nossa vida religiosa fraterna. Fiquei muito feliz ao ver a quantidade de vocacionados, dos mais diversos lugares de nossa Província, pois a forma que Deus expressa seu amor pela Ordem é suscitando vocações para ela. O estágio reforçou em mim a certeza de que quero seguir a Cristo nos passos de São Francisco de Assis.Sinto-me mais confiante, mais tranquilo e muito mais seguro em abraçar essa vocação.

Vitor da Silva Amâncio

O estágio vocacional no Seminário Frei Galvão foi um momento forte de convivência, oração e fraternidade com vários vocacionados de outros estados, postulantes e frades da casa. Foi uma experiência rica e única. Depois de um longo caminho no processo de acompanhamento vocacional, junto com a bonita experiência do estágio que me propôs encontros fortes Deus através de pequenos gestos, sinais e pessoas, me sinto feliz e tranquilo para poder abraçar a vida religiosa franciscana, na qual desejo estar sempre a serviço na alegria e gratuidade.

Anderson de Moraes Mariano

Por Frei Diego Atalino de Melo, OFM

Durante o último final de semana, de 1 a 4 de novembro, o Seminário Frei Galvão recebeu um grupo de 28 vocacionados para a realização do segundo estágio vocacional da Província. Provindos das mais diversas fraternidades, os jovens foram chegando aos poucos e enchendo não só os espaços da casa, mas também do coração de toda a nossa fraternidade, que tanto se alegra em ver que o ideal de São Francisco e o testemunho de tantos frades continua atraindo muitos jovens.

Após uma caminhada de acompanhamento vocacional com os animadores vocacionais locais, o estágio vocacional quer proporcionar a integração do vocacionados com a realidade de uma casa de formação, bem como oportunizar momentos de oração, convivência, reflexão, lazer, trabalho e espiritualidade franciscana. Foram dias intensos e que certamente marcarão o coração e a caminhada dos jovens que aspiram vivenciar o carisma franciscano conosco.

Dentre tantos momentos fortes, vale a pena destacar o testemunho marcante e alegre do sênior da fraternidade, Frei Ciríaco Tokarski, que no auge dos seus 90 anos encantou a todos os vocacionados pela sua jovialidade, disposição e realização por ser franciscano. Interrogado por um vocacionado sobre o que significava para ele, já sexagenário na vida franciscana e sacerdotal, sobre a sua vida, nosso confrade assim resumiu: “Vivi e vivo para Deus”!

Assim, só temos a louvar e agradecer: a Deus, pelo chamado desses jovens; aos frades da animação vocacional, pelo acompanhamento e orientação; à fraternidade do Seminário Frei Galvão (frades, postulantes, irmãs e funcionários) pela bela acolhida e testemunho fraterno; e aos vocacionados, pela coragem, alegria e disposição de deixar tudo para seguir a Jesus Cristo nas pegadas de São Francisco.