Notícias - Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil - OFM

Jovens da Paróquia Santa Clara de Imbariê se reúnem para Luau

17/02/2020

Notícias

Uma prática que pode ser encontrada entre os jovens é a de “virar a noite” em festas. Há também quem realize tal gesto, por exemplo, para cuidar de doentes, aguardando voos em aeroportos, por causa de um trabalho ou enfermidade. No último sábado (15/02), os jovens da Paróquia Santa Clara de Imbariê também repetiram tal atividade, mas desta vez com um luau na comunidade Imaculada Conceição. A inspiração para as atividades e reflexões foi o trecho do Evangelho: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir” (Mt 20, 28), incitando o tema da missão de viver em comunidade. A iniciativa de tal evento, bem como os preparativos, começaram com o retorno das Missões Franciscanas da Juventude em Xaxim (SC), onde mais de 30 jovens da comunidade paroquial estiveram presentes. Com isso, esse número se repetiu no luau, sendo acrescido com alguns jovens que não participaram do ocorrido em terras catarinenses.

O luau começou com o final da tarde do sábado, com uma mística em forma de dança circular, recordando um mantra das Missões: “Tudo está interligado, como se fôssemos um. Tudo está interligado, nesta casa comum”. Em seguida, momentos de oração e animação, que foram repetidos ao longo da noite toda, foram dando a tônica do encontro. Pausas para refeições, preparadas com carinho pelas cozinheiras da comunidade, também chamadas carinhosamente de “tias”, foram necessárias para sustentar os jovens.

Alguns momentos fortes também ocuparam a programação. Logo no início frei Alfredo Epalanga Prego conduziu uma dinâmica de apresentação que animou a todos. Em seguida, os jovens da coordenação e membros da Pastoral da Juventude (PJ) da paróquia apresentaram a proposta do encontro e desta iniciativa paroquial específica. Frei Gabriel Dellandrea, recém-transferido para a comunidade dos freis do local, apresentou-se a partir de imagens de São Francisco e símbolos importantes de sua vida, respondendo perguntas dos participantes.

Em seguida, a prática da Lectio Divina foi explicada pela coordenação do encontro e vivida pelos participantes, que no momento da partilha, impelidos pelo trecho do evangelho do envio dos discípulos, recordaram situações que vivenciaram na comunidade paroquial de Imbariê ou na Missão em Xaxim. Um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento também foi proposto aos jovens – com cânticos, orações, leitura da Palavra e uma breve explicação do Evangelho – a juventude foi convidada a um gesto concreto: lavar os pés uns dos outros, sob a inspiração do tema para o encontro, tocando o sagrado corpo do outro, que é também a manifestação do Cristo.

Em seguida, a jovem Bruna Maria, da PJ, conduziu uma pregação sobre o tema do encontro. No início ela trouxe uma provocação, lembrando que as missões em Xaxim terminaram, mas a vida paroquial está em pleno andamento, aguardando o dom da vida e testemunho de cada um. Como prova de que é necessária uma missão local, a jovem fez uma pequena pesquisa e viu que muitos não conheciam ainda algumas comunidades da paróquia. Partindo da analogia de uma história envolvendo animais, a pregadora incitou a necessidade de contemplar a paróquia e suas missões num todo, de modo orgânico, percebendo que não se pode pensar as atividades somente de modo setorizado. Assim, cada jovem foi provocado a se envolver em pastorais para exercerem sua missão. Em duplas, os jovens participantes fizeram uma dinâmica que buscou demonstrar a importância da harmonia entre si e da proximidade. Com isso, numa partilha, eles manifestaram suas dificuldades e dramas, bem como os sonhos e anseios na sua caminhada de fé. Como conclusão, cada um foi convidado a compreender a outra pessoa, o outro, principalmente o sofredor, como o Cristo que se manifesta na vida do irmão e irmã.

Na noite também teve espaço para apresentações artísticas, onde os jovens, motivados por alguns temas, fizeram encenações, poesias e canções sobre a caminhada eclesial. No final da noite, quando o sol já estava demonstrando a sua força, cada qual foi se recolher na certeza de terem vivido como irmãos, partilhado a vida e provocados a exercer sua missão na Igreja. A gratidão pela boa realização do encontro se estende desde toda a comunidade paroquial que ajudou – partilha dos alimentos, divulgação do luau – e incentivou os jovens, bem como particularmente à equipe de organização do encontro e à acolhedora comunidade Imaculada Conceição.

Texto: Frei Gabriel Dellandrea (texto) e Frei Alfredo Epalanga Prego (foto)